Foto: Reprodução/Facebook
Prefeito Bruno Reis (DEM) 13 de janeiro de 2022 | 14:01

Covid-19: Vacinação de crianças entre 5 e 11 anos deve começar nesta sexta-feira, diz Bruno Reis

salvador

O prefeito Bruno Reis (DEM) confirmou na tarde desta quinta-feira (13), durante entrevista ao jornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia, que começa na tarde desta sexta-feira (14) a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos.

“A previsão é amanhã [sexta] a tarde iniciar a vacinação pelas organizações sociais que trabalham com crianças com deficiência e no sábado (15) vamos abrir para todas as crianças com 11 anos. Infelizmente só estão chegando 16 mil doses e temos um universo de poucos mais de 20 mil crianças com 11 anos em Salvador”, disse o gestor.

Ainda segundo o prefeito, a vacinação das crianças nessa faixa etária seguira pela ordem de idade atendendo das crianças maiores para as menores. “Foi uma orientação do ministério [Saúde]. Essa orientação está disponível quando se faz o recadastramento e pode ser preenchida de próprio punho. Infelizmente é uma exigência a mais que acaba impactando nas filas”, pontuou.

A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose. A dose das crianças é menor que a dos adultos, mas tem a mesma eficácia, conforme demonstrado por estudos já publicados.

A vacina possui composição específica para a faixa etária de 5 a 11 anos. Conforme preconizado, as doses não serão administradas junto com outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado, por precaução, um intervalo de 15 dias.

Comentários