Foto: Daniel Meira/Divulgação
O evento foi dirigido a servidores da Setur-BA e representantes das câmaras técnicas do setor 01 de março de 2022 | 13:06

Setur-BA promove workshop sobre acessibilidade de pessoas com deficiência no turismo

bahia

O planeta possui aproximadamente um bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados do Banco Mundial. No Brasil, são 45 milhões, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019.

Para discutir a acessibilidade das pessoas com deficiência (PcD) em atividades turísticas, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) promoveu um workshop, na segunda-feira (28), na sede do órgão, em Salvador. O evento foi dirigido a servidores da Setur-BA e representantes das câmaras técnicas do setor, com o objetivo de capacitar os profissionais para o atendimento ao público PcD.

A palestrante foi a consultora do Instituto AB, a cadeirante Amanda Brito, que abordou as políticas de inclusão, no Brasil e no exterior. Ela citou a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, como referência mundial. “O Brasil precisa se inspirar em iniciativas de sucesso, que tem em Dubai um exemplo a ser seguido. Nosso país precisa de planejamento para ampliar o seu espaço no mercado do turismo PcD, que é enorme e pouco explorado, com bastante potencial para o desenvolvimento social e econômico “, destacou a consultora.

Para a secretária de Turismo de Lençóis e coordenadora da Câmara Técnica Circuito do Diamante, Laura Garcia, “o workshop vai nos ajudar a impulsionar as atividades dos visitantes na Chapada Diamantina, com segurança, qualidade e inclusão”.

A capacitação é um dos quatro eixos do plano estratégico “Viva Turismo Bahia”, desenvolvido pelo governo baiano para o reaquecimento do setor, no período pós-pandemia. “Debatemos de que maneira o turismo acessível deve ser desenvolvido no estado, analisando experiências acertadas de outros locais e abrindo horizontes para novas ações da secretaria”, explicou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, João Henrique Paolilo.

Comentários