Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Diversas mães puderam participar de atividades lúdicas 12 de maio de 2022 | 13:10

Centro Dia promove atividades em comemoração ao Dia das Mães

salvador

Neste mês dedicado às mães, o Centro Dia, equipamento municipal de assistência às crianças com necessidades neurológicas, realizou uma ação especial para as mamães dos pacientes assistidos pela instituição. Com o tema “Cuidando de quem cuida”, a atividade foi realizada nesta quarta-feira (11), na unidade, localizada no Parque Bela Vista.

Na ocasião, diversas mães puderam participar de atividades lúdicas, como palestras, atividades de alongamento, dinâmicas e apresentações musicais das crianças. Além disso, ao final das atividades, todos participaram de uma confraternização com lanches.

Para a gestora da unidade, Virgínia Nascimento, a temática da celebração demonstra uma atenção especial ao sentimental, à autoestima e à valorização que as mulheres necessitam. “Muitas das vezes, rotulamos iniciativas como essas como ações simples. Mas, hoje, elas puderam se cuidar, se empoderar, foi um momento único e exclusivo delas. Essas mulheres não são apenas mães ou responsáveis de crianças especiais, elas são especiais”, observou.

Atendimentos especializados – A gestora ainda falou da importância do equipamento para assistência multidisciplinar de crianças e mães de Salvador. “Nós somos um equipamento de execução direta para crianças com deficiência e suas mães, cuidando deles. Todos sentem o Centro Dia como um espaço de acolhimento”.

Bastante emocionada com as apresentações das crianças, Margarida Cruz, de 50 anos, parabenizou o momento único promovido pela unidade. “Nesta tarde, pude me sentir muito mais acolhida e amada. Minha filha possui Síndrome de Down e há quatro anos necessita dos atendimentos oferecidos pela unidade. Só tenho a agradecer muito a cada colaborador deste grande equipamento”.

Mãe de uma criança de seis anos que também possui Síndrome de Down, Ana Paula Almeida, de 42 anos, diz se sentir muito acolhida com os atendimentos dos técnicos da unidade. Para ela, estar no equipamento a faz se sentir mais leve.

“Nem sempre a sociedade enxerga que precisamos de cuidados e atenção. Aqui, no Centro Dia, somos vistas com respeito, e estar aqui, nesta tarde de hoje, só faz multiplicar esse amor que recebemos”, disse.

Funcionamento – O equipamento, gerido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) é um espaço de atendimento a crianças com microcefalia e outros problemas mentais. Atualmente, a unidade realiza atendimento para 502 crianças e dispõe de atendimentos técnicos com psicólogo, assistente social, pedagogo, fisioterapeuta, terapeuta e dentista.

Além disso, o Centro Dia dispõe de atendimento jurídico, através de um advogado. A unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Comentários