Foto: Michele Tantussi/Reuters
Jens Stoltenberg fala por videoconferência na conferência da Otan, em Berlim; no palco, a ministra do Exterior alemã, Annalena Baerbock 15 de maio de 2022 | 19:40

Chefe da Otan diz que vai acelerar ratificação da Finlândia

mundo

Após a Finlândia anunciar sua candidatura à Otan, o chefe da aliança, Jens Stoltenberg, disse que deseja acelerar o processo de ratificação.

Segundo Stoltenberg, o grupo buscará formas de fornecer garantias de segurança ao país nórdico durante o período provisório até que a candidatura seja aprovada pelos 30 membros atuais, inclusive aumentando a presença da Otan na região.

O secretário-geral da aliança afirmou estar confiante de que as preocupações da Turquia —que sinalizou que pode vetar a ampliação do bloco.

Também reagindo ao anúncio de Helsinque, a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, afirmou que Finlândia e Suécia já são, em essência, membros da aliança e que só falta oficializar essa parceria.

“Suécia e Finlândia não são apenas nossos parceiros, não apenas nossos amigos, eles são nossos familiares europeus há muito tempo. Portanto, vocês têm todo o nosso apoio em todas as decisões que estão tomando para sua própria segurança”, afirmou Baerbock, na reunião da Otan deste domingo.

Folha de S. Paulo
Comentários