Foto: Divulgação / Arquivo
Sede do Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador 11 de maio de 2022 | 12:46

Edson Ruy Bahiense é promovido por antiguidade a desembargador do TJ-BA

exclusivas

O juiz Edson Ruy Bahiense vai assumir a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pelo critério de antiguidade, conforme decisão tomada na manhã desta quarta-feira (11) pelo Pleno da Corte. Bahiense é atualmente titular da 3ª Vara de Sucessões e Interditos de Salvador.

Durante a sessão, os desembargadores Jatahy Júnior e Baltazar Miranda ressaltaram que Bahiense já deveria compor a Corte do TJ-BA por haver ingressado na magistratura no mesmo concurso que eles e por ter o mesmo tempo de carreira. Ainda durante a sessão, outros desembargadores como Rosita Falcão destacaram que Edson Bahiense é “correto e honesto”.

Apesar do tempo de magistratura, era necessário que o novo desembargador apresentasse certidões atualizadas de produtividade, de maneira similar às verificadas nas promoções por merecimento.

Edson Bahiense era o primeiro na lista por antiguidade para ser promovido a desembargador. A vara em que ele atuava é alvo da Operação Inventário, que apura fraudes em processos judiciais supostamente praticadas por organização criminosa formada por serventuários, advogados e particulares responsáveis por falsificação de documentos.

Comentários