Foto: Zé Carlos Barretta/Folhapress
Conversas ao vivo são transmitidas nos sites dos dois veículos; cada candidato tem 60 minutos de fala 15 de maio de 2022 | 11:00

Felipe Santa Cruz abre sabatinas da Folha e UOL com pré-candidatos ao Governo do RJ

brasil

O ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Felipe Santa Cruz (PSD) será o primeiro a participar das sabatinas com os pré-candidatos ao Governo do Rio de Janeiro promovidas pela Folha e pelo UOL.

O evento ocorrerá nesta segunda (16), às 10h. As sabatinas são ao vivo e transmitidas nos sites dos dois veículos. Cada candidato tem direito a 60 minutos de fala.

Na quarta (18) será a vez do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) ser sabatinado, às 10h. O ex-governador do Rio Antonhy Garotinho (União Brasil) participa no mesmo dia, às 16h.

O professor Eduardo Serra (PCB) será entrevistado na quinta (19), às 10h. Também estão confirmados para a sexta (20) o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), às 10h, e o atual governador fluminense, Cláudio Castro (PL), às 16h.

Freixo e Castro lideram as intenções de voto para a disputa pelo Governo do Rio de Janeiro, segundo pesquisa Datafolha divulgada no dia 7 de abril.

O primeiro levantamento do instituto no estado para esta eleição mostrou Freixo com 22% e Castro com 18% no cenário mais provável até aqui para a disputa eleitoral em outubro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que os coloca em situação de empate técnico.

Os demais candidatos neste cenário estão quase todos em empate técnico: Rodrigo Neves com 7%, Eduardo Serra com 5%, Cyro Garcia (PSTU) com 4%, Felipe Santa Cruz com 3% e o deputado federal Paulo Ganime (Novo) com 2%.

Além das sabatinas com os pré-candidatos ao Governo do Rio de Janeiro, Folha e UOL estão realizando ao longo do ano conversas com pré-candidatos aos governos de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará.

Os veículos já realizaram a primeira série de sabatinas com presidenciáveis. Ainda estão previstos debates com candidatos à Vice-Presidência e ao Senado e sabatinas presenciais no segundo turno.

Folha e o UOL também promoverão ao longo do ano debates entre os presidenciáveis. Serão convidados os quatro candidatos mais bem colocados na última pesquisa Datafolha divulgada até 31 de agosto deste ano.

Caso um dos convidados opte por não participar do debate do primeiro turno, a organização convidará o quinto candidato mais bem colocado no levantamento, e assim por diante.

Os debates serão também transmitidos pela internet, nos sites da Folha e do UOL, e terão duração de uma hora e meia, sem intervalo.

Cada candidato terá um banco de tempo, como proposto pelos organizadores. O modelo recebeu elogios nos debates das eleições de 2018 e 2020.

Nesse tipo de formato, tradicional na França, cada participante começa com um saldo de minutos para falar, que vai sendo descontado ao longo do programa até chegar a zero —como em jogos oficiais de xadrez, por exemplo.

Os debates presidenciais ocorrerão às 10h do dia 22 de setembro e, em caso de segundo turno, no dia 13 de outubro, também às 10h. Já o debate com os candidatos à Vice-Presidência será no dia 29 de setembro.

Folha de S. Paulo
Comentários