Foto: Seppo Samuli/Marcus Brandt//Reuters
A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, na entrevista coletiva do G7 14 de maio de 2022 | 15:07

G7 diz que nunca reconhecerá as fronteiras que a Rússia deseja impor à força

mundo

O G7 nunca reconhecerá as fronteiras que a Rússia deseja impor à força na Guerra da Ucrânia, afirmaram neste sábado (14) os ministros das Relações Exteriores do grupo que reúne as sete nações mais ricas do planeta, durante um encontro em Wangels, no norte da Alemanha.

“Vamos manter nosso compromisso de apoiar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, incluindo a Crimeia”, disseram, em um comunicado.

O grupo prometeu ainda ampliar as sanções econômicas contra Moscou por sua invasão do território ucraniano para “setores nos quais a Rússia é particularmente dependente” e pediu ao governo da China para “não minar” as medidas punitivas.

O texto foi divulgado em um momento de intensificação dos combates na região do Donbass, no leste da Ucrânia, controlada parcialmente desde 2014 por separatistas pró-Moscou e onde a Rússia concentra a ofensiva há algumas semanas, mas sem registrar avanços significativos.

Os ministros voltaram a pedir a Moscou que “acabem com a guerra que começou sem provocação [por parte da Ucrânia] e com o sofrimento trágico e as perdas de vidas humanas que continua causando”.

Também pediram a Belarus, principal aliado do Kremlin, que “pare de facilitar a intervenção da Rússia e respeite seus compromissos internacionais”.

Os sete países (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) também condenaram “as ameaças irresponsáveis do uso de armas químicas, biológicas ou nucleares” por parte do presidente russo Vladimir Putin.

Folha de S. Paulo
Comentários