Foto: Alessandro Rampazzo/AFP
Placa na cidade finlandesa de Imatra, fronteira com a Rússia 14 de maio de 2022 | 16:30

Rússia interrompe fornecimento de energia elétrica para a Finlândia

mundo

As exportações de energia elétrica da Rússia para a Finlândia foram suspensas na madrugada de sexta-feira (13) para sábado (14), no momento em que os dois países vivem uma crise após o governo nórdico anunciar que pretende aderir à Otan (aliança militar ocidental).

A empresa responsável pela importação de energia elétrica russa na Finlândia, a RAO Nordic, com 100% de capital russo, havia anunciado na sexta-feira que o fornecimento seria suspenso pela falta de pagamentos.

As exportações da Rússia para a Finlândia “equivalem a zero atualmente. Isto acontece desde meia-noite (18h de Brasília, sexta-feira)”, afirmou à AFP Timo Kaukonen, diretor de operações da Fingrid, operadora finlandesa.

A rede continuou funcionando graças a importações da Suécia, de acordo com informações divulgadas em tempo real pela Fingrid, que anunciou na sexta-feira que poderia prescindir da energia elétrica russa.

A Finlândia importa da Rússia 10% da energia elétrica de que necessita.

A RAO Nordic, com sede em Helsinque, é uma filial da empresa russa InterRAO. Na sexta-feira, a companhia disse que não recebe pagamento da Finlândia desde 6 de maio.

Não foi revelado se os problemas de pagamentos estão relacionados com as sanções europeias adotadas contra a Rússia após a invasão da Ucrânia.

Folha de S. Paulo
Comentários