No Ilê Opô Afonjá Bacelar dá boas vindas a Mãe Ana de Xangô
Por Redação
17/06/2022 às 13:40
Atualizado em 17/06/2022 às 17:38
Foto: Divulgação

O Terreiro Ilê Opô Afonjá, um dos mais importantes do país, tem oficialmente uma nova líder religiosa. Mãe Ana de Xangô, sucessora de Mãe Stella de Oxóssi, tomou posse na noite de quinta-feira (16) em uma cerimônia religiosa que contou com a presença do deputado federal Bacelar (PV). A data foi escolhida por ser o dia do rei da nação Ketu, Oxóssi, filho de Oxalá e Yemanjá, e marca o início do ciclo de festas do candomblé.
“Esta é uma cerimônia que retrata a fé, cultura e tradição do nosso povo. Mãe Stella deixou um legado e tenho certeza de que os búzios não escolheram Mãe Ana de Xangô por acaso. Quem a conhece sabe da mulher aguerrida, responsável, destemida, determinada e amorosa que é. A ialorixá vai fazer um belo trabalho no Ilê Opô Afonjá. Nosso Terreiro está em boas mãos. Axé”, comentou Bacelar.
Mais de 200 pessoas acompanharam de perto o ritual que teve início às 20h. Mãe Ana é a sexta ialorixá do Terreiro e responsável por comandar, alimentar a casa e fazer todas as obrigações religiosas. A escolha da líder religiosa aconteceu em dezembro de 2019, após jogo de búzios feito pelo babalorixá Balbino Daniel de Paula.
Mãe Stella morreu em dezembro de 2018, na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, em decorrência de uma infecção. Ela comandou o Terreiro por 40 anos.
