Foto: Marcos Corrêa/PR/Arquivo
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o líder brasileiro, Jair Bolsonaro, em Brasília 01 de julho de 2022 | 18:16

Bolsonaro se irrita com agenda de presidente de Portugal com Lula e desmarca encontro

mundo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desmarcou uma reunião que teria com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na segunda (4). Em visita ao Brasil, ele também seria recebido num almoço no Itamaraty.

Antes de ir a Brasília, Rebelo tem reuniões em São Paulo, no domingo (3), com dois ex-presidentes brasileiros: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Michel Temer (MDB). Um interlocutor ouvido em reserva disse que Bolsonaro teria se irritado com a agenda com Lula, seu principal adversário nas eleições deste ano.

A informação foi publicada inicialmente pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Como presidente, Rebelo é chefe de Estado em Portugal. O comando de governo é exercido pelo primeiro-ministro, o socialista António Costa. Trata-se da segunda vez que Rebelo vem ao Brasil em menos de um ano. Em julho de 2021, participou da reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Bolsonaro não compareceu ao evento, mas o líder português se encontrou com o presidente no Palácio da Alvorada, em Brasília. O chefe do Planalto faltou à reinauguração para não se encontrar com o então governador de São Paulo, João Doria (PSDB), um adversário político. “Convidamos o presidente, que infelizmente preferiu passear de motocicleta em Presidente Prudente”, disse Doria à ocasião.

Procurada, a embaixada de Portugal em Brasília não respondeu.

Raquel Lopes/Ricardo Della Coletta/Folhapress
Comentários