Foto: Divulgação
Sede da Câmara de Vereadores de Uauá 06 de julho de 2022 | 17:06

Uauá: Presidente em exercício da Câmara suspende posse de vereadores que assumiriam vagas de pedetistas cassados

exclusivas

A Câmara de Vereadores de Uauá não deu posse nesta quarta-feira (6) aos três vereadores que assumiriam os cargos após a cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de quatro vereadores do PDT por fraudes na cota de gênero. Segundo o vereador diplomado José Borges Júnior (Republicanos), o vice-presidente da Casa e presidente em exercício, Genilson Barbosa (PL), suspendeu a sessão de hoje por discordar da realização de uma nova eleição para o cargo de presidente da Casa.

Além de José Borges Júnior, também foram diplomados na última sexta-feira (1) os vereadores Elson Loiola e João Bosco – o trio integraria a oposição na cidade. Os vereadores que seriam empossados hoje então ingressaram com mandado de segurança na Vara dos Feitos de Relações de Consumo Cíveis e Comerciais de Uauá, informando que o presidente em exercício somente convocou eleições para vice-presidente e para dois outros cargos de secretaria da Mesa Diretora.

A juíza Dione Cerqueira Silva proferiu decisão na terça-feira (5) em que suspendeu o ato de eleição restrita aos cargos citados. A magistrada entendeu que a sucessão prevista no regimento interno da Câmara de Uauá é somente temporária e não definitiva como entendeu o vereador Genilson Barbosa. Dione da Silva ainda estabeleceu multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Segundo o vereador José Borges Júnior, o presidente em exercício decidiu suspender a sessão de posse. Diante disso, os três vereadores fizeram outro comunicado à Vara de Uauá em que informaram a não realização da sessão. Os vereadores destituídos pela decisão do TSE foram Mário Oliveira, Bruno Lima, Rodrigo de Zé Mario (que também havia sido eleito presidente) e Leila de Jorge Lobo.

“Os três vereadores que foram diplomados e seriam empossados hoje iriam para a oposição, então, agora com maioria e também com a cassação do presidente da Casa, entendemos que uma nova eleição para presidente deveria ser feita. Mas o presidente da Casa suspendeu a sessão de posse de hoje, descumprindo uma decisão do TSE”, disse José Borges Júnior, em conversa com este Política Livre.

O vereador Genilson Barbosa foi procurado por contato telefônico e por mensagem, mas não retornou até a publicação desta matéria.

Davi Lemos
Comentários