Foto: Divulgação/Ascom
Em visita a Abaré e Macururé, no Norte baiano, candidato a governador diz que povo do Semiárido não consegue trabalhar porque faltam projetos para irrigação 11 de agosto de 2022 | 16:38

ACM Neto diz que vai ampliar acesso à água para agricultura familiar e critica falta de apoio do governo a produtores rurais

salvador

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) afirmou nesta quinta-feira (11) que a assistência técnica e de água ofertada pelo governo do Estado aos produtores rurais se encontra apenas nas peças de propaganda. Durante agenda em Abaré, o ex-prefeito de Salvador disse ainda que os agricultores de toda a Bahia, especialmente os da região Norte, na parte do Semiárido, querem trabalhar e sair da situação de pobreza, mas não encontram qualquer suporte do governo para isso.

“Esses que estão no poder há 16 anos dizem muito que são defensores do homem do campo e da agricultura familiar. No entanto, acabaram com a assistência técnica para o pequeno produtor rural. Não existe mais suporte em todo o estado da Bahia. Da mesma forma, o pequeno produtor não tem acesso às linhas de financiamento, sofre com a situação das estradas vicinais, que estão aí esquecidas, e não tem acesso decente a máquinas e implementos agrícolas que facilitem o seu trabalho e a sua produção”, afirmou.

Ao lado da candidata a vice-governadora Ana Coelho (Republicanos) e do candidato ao Senado Cacá Leão (PP), ACM Neto visitou as cidades de Macururé e de Abaré, no Norte da Bahia. Nessa última, realizou ato político.

Apesar da proximidade com o Rio São Francisco, a região carece de uma melhor infraestrutura para o abastecimento de água. “A verdade é que, após 16 anos, esse governo do Estado que está aí não vai deixar nenhuma marca importante na criação de barragens, adutoras, canais e projetos de irrigação. Porque está tudo lá, na propaganda e no discurso. Não acontece nada na prática”, disse.

“Nos últimos 16 anos essa região ficou relegada a segundo plano. Hoje a gente chega aqui a Abaré, olha para a região e constata que não foram feitos os investimentos que a região precisava. Nada avançou nos últimos anos em desenvolvimento econômico. A pobreza e a desigualdade social persistem, a dificuldade do povo continua sendo a mesma ou está pior durante esse tempo todo. Não podemos mais aceitar isso, porque 16 anos é tempo suficiente para mostrar trabalho”, discursou.

Sem trabalho

ACM Neto destacou que o povo do Semiárido não encontra emprego. “Quando chega aqui na região, muitas cidades praticamente vivem apenas do dinheiro que circula pelos empregos oferecidos pelas prefeituras e pelos programas de auxílio social. É basicamente prefeitura, Auxílio Brasil e aposentadoria”, disse.

O candidato ainda se comprometeu a levar o acesso à água para a agricultura familiar. “Não existe atividade econômica. As pessoas querem trabalhar, mas não encontram meios para isso. Estamos aqui para devolver a esperança de quem vive na região. Porque, se Deus me permitir, vamos chegar ao governo do estado e vamos resgatar os investimentos em recursos hídricos. Vamos levar água para a agricultura familiar, para o homem do campo ter o seu trabalho de volta”, afirmou.

Neto disse que, se eleito, vai comandar um governo de aproximação com as regiões mais distantes da capital, assim como fez com os bairros de Salvador. “Minha vinda aqui hoje, como estivemos há pouco em Macururé, é para trazer uma palavra de esperança. Estou aqui para dizer, olhando nos olhos de vocês: acreditem, confiem, porque a Bahia pode mudar. Abaré pode mudar, a região pode mudar, a vida de vocês pode mudar para melhor”, completou.

Comentários