Foto: Ana Paula Cabral/SeturBA
Inauguração do Posto de Informações Turísticas de Itaparica 14 de agosto de 2022 | 20:00

Novos equipamentos e capacitação profissional qualificam turismo em Itaparica

bahia

A histórica Fonte da Bica, no município de Itaparica, às margens da Baía de Todos-os-Santos, ganhou o Posto de Informações Turísticas (PIT), que vai funcionar de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com atendimento em três línguas: português, inglês e espanhol. O novo equipamento foi inaugurado, no sábado (13), pela Prefeitura Municipal de Itaparica. Na solenidade, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) entregou certificados a 130 profissionais da localidade que participaram de cursos de capacitação, nas áreas de higiene e manipulação de alimentos, qualidade no receptivo, produção e empreendedorismo, oferecidos gratuitamente pelo órgão.

A capacitação de mão de obra acontece no momento em que o destino experimenta mais projeção, depois de ter sido contemplado com a nova base náutica de padrão internacional, construída pelo Governo do Estado, em um investimento de R$ 13 milhões. Ela dispõe de 150 vagas secas e molhadas para embarcações, rampas móveis, cais de atracação flutuante, posto de combustível e centro comercial.

“Essas ações diversificadas, com obras estruturantes, capacitação, qualificação e suporte para os turistas, colocam Itaparica e a Baía de Todos-os-Santos entre os destinos náuticos mais valorizados do país”, destacou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, em visita ao município.

“A parceria entre os governos municipal e estadual é fundamental para o desenvolvimento do turismo em nossa região, que ainda tem muito potencial a ser explorado”, completou o prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira.

Estímulo ao turismo – Eventos com o apoio da Setur-BA movimentaram também a zona turística Baía de Todos-os-Santos, no fim de semana, como parte das ações que integram o fomento do setor. A secretaria promoveu as 13 regiões do mapa do turismo baiano, no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, em Lauro de Freitas; no 3° Encontro Anual de Carros Antigos, em Candeias; e na tradicional Festa da Boa Morte, manifestação afro-católica que acontece na cidade de Cachoeira, até quarta-feira (17).

Comentários