Foto: Divulgação
José Acácio Ferreira, diretor-geral da SEI 17 de maio de 2023 | 09:19

Governo do Estado realiza Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios

economia

Nesta quarta-feira (17), o governo do Estado realiza a abertura do Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios. O evento segue até o dia 19, reunindo representantes dos governos chinês e baiano, setores empresariais e exportadores da Bahia, bancos de investimento nacionais e internacionais e mais de 15 empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura com interesse em investir no Estado.

O encontro acontece no Gran Hotel Stella Maris (Rua Professor Felipe Tiago Gomes, 200, Stella Maris, Salvador), com cerimônia de abertura nesta quarta-feira (17), às 19h. A programação segue quinta-feira com conferências e painéis, das 8h às 17h30, incluindo Conferência sobre Cidades Inteligentes, painel sobre Logística de transporte como fator de desenvolvimento regional e painel sobre Economia de baixo carbono: energias renováveis e mercado de carbono. Dia 19, o fórum prossegue das 8h às 13, com mesas de negócios com empresas chinesas e baianas.

Este evento tem como objetivo fomentar a produção de dados científicos, estudos, inovação, tecnologia e negócios, mediante encontros estratégicos entre representantes da China com o Governo do Estado da Bahia, investidores, pesquisadores e especialistas. O evento deve reunir representantes de setores empresariais e comerciais da Bahia e especialistas convidados nas áreas em discussão.

Também participam representantes do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD/Banco do BRICS), Banco Mundial, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O fórum é uma iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), em conjunto com a Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com participação das pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Meio Ambiente (SEMA) e Infratestrutura (Seinfra).

Todo o evento será transmitido online no Youtube pelo canal da SEI Bahia (@SEIBAHIA). Também haverá transmissão para a China, de onde devem acompanhar dirigentes e pesquisadores da Academia de Ciências Macroeconômicas de Shandong. Durante o evento, a SEI e a Academia de Shandong assinam Memorando de Entendimento para a realização de estudos e projetos em parceria nas áreas de Logística de Transportes, Economia de Baixo Carbono e Cidades Inteligentes.

Confira a programação:

Dia 17

19h – Cerimônia de abertura
20h30 – Coquetel
Dia 18
8h – Credenciamento
9h – Início
Execução dos hinos
Apresentação da Orquestra Neojiba – transmitida online do Parque do Queimado
Apresentação cultural da China – Origem histórica do Intercâmbio China-Brasil – Sra. Sun Yanping – Diretora chinesa do Instituto Confúcio da PUC-Rio
9h30 – Intercâmbio de estudos e projetos SEI-Academia de Shandong
Ato de assinatura do Memorando de Entendimento entre a SEI e a Academia de Ciências Macroeconômicas de Shandong

José Acácio Ferreira – Diretor-geral da SEI – 10 min.
Zhang Zhongying – Diretor-geral da Academia de Ciências Macroeconômicas de Shandong (participação on-line) – 10 min.
Chen Runyun – Vice-presidente do Centro de Treinamento do Ministério do Comércio da China (participação on-line) – 10 min.
Cláudia Trevisan – Diretora Executiva do Conselho Empresarial Brasil-China – 5 min.
Huang Yehua – Presidente da CNOOC Petroleum Brazil, Associado da Presidência do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) – 5 min.
Chen Baiwei – Vice-diretora do Gabinete das Relações Exteriores do Governo Provincial de Shandong (participação on-line) – 5 min.
Tian Min – Cônsul Geral do Consulado Geral da República Popular da China no RJ – 10 min.
Geraldo Júnior – Vice-governador do Estado da Bahia – 10 min.

10h20 – Perspectivas de desenvolvimento industrial no âmbito da relação Brasil e países asiáticos – Uallace Moreira – Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC)

Mediador: Afonso Florence – Secretário da Casa Civil do Estado da Bahia

10h40 às 11h – Coffee break

11h – Conferência sobre Cidades Inteligentes na perspectiva da realidade da Bahia

Mediador: André Pinho Joazeiro – Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia

1. Cidades inteligentes e energia – Sr. Sun Tao – Chefe Representante do Escritório da State Grid Corporation of China no Brasil & Presidente da State Grid Brazil Holding S.A. – 20 min.
2. Planejamento geral de cidades inteligentes e construção de moradias inteligentes – Sr. Ma Xuefeng – Gerente da CITIC Construção Brasil – 20 min.
3. Financiamento de projetos de Cidades Inteligentes: Flavio Tagliassachi Gavazza – Superintendente Nacional de Serviços de Governo da Caixa Econômica Federal – 15 min.

12h20 às 14h20 – Intervalo

14h20 – 1º Painel: Logística de transporte como fator de desenvolvimento regional

Mediador: Mateus Dias – Superintendente de Planejamento em Logística de Transporte e Intermodalismo da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia

1. A logística de transportes como fator de desenvolvimento regional na Bahia – Edgard Porto – Diretor de Estudos da SEI (Seplan/Bahia) – 20 min.
2. O transporte e a logística de cidades inteligentes China-Brasil – Sr. Gustavo Dantas – Diretor-geral da Concremat Engenharia e Tecnologia – 10 min.
3. Soluções ferroviárias sistemáticas para um futuro de cidades inteligentes no Brasil – Sr. Xu Jianwen, gerente da CRRC Changke Brasil – 20 min.
4. Financiamento de projetos de logística de transporte:
– Edpo Covalciuk Sila – Especialista em Transportes para o Banco Mundial – 15 min.
– Marcelo Gonçalves Maia – Superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na Bahia – 15 min.

15h50 – 2º Painel: Economia de baixo carbono: energias renováveis e mercado de carbono

Mediador: Vânia Carla Moraes Almeida, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia
1. Incentivo ao desenvolvimento de pesquisa e tecnologia em economia de baixo carbono e energias renováveis na Bahia – Handerson Leite – Diretor Geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb/Secti) – 20 min.
2. A estratégia e o potencial da Bahia para a transição energética – Paulo Guimarães – Superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE/Bahia – 20 min.
3. Liquidação de Transações Denominadas em Renminbi entre a China e o Brasil – Sr. Shen Fan – Vice-presidente do Banco de Comunicações BBM Co., Ltd – 20 min.
4. Financiamento de projetos em energias renováveis e mercado de carbono:
– Alexandre Takahashi – Representante do Americas Regional Office do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD/Banco do BRICS) – 15 min.
– Tiago Francisco de Paula – Gerente de Soluções da Gerência Executiva de Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil – 15 min.

17h20 Coquetel

Dia 19

8h – Recepção
8h30 – Mesa 1 – Relações comerciais Bahia-China
Mediador: Angelo Almeida – Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia

1. Oportunidades em infraestrutura ferroviária – Representante da Fundação Dom Cabral – Bernardo Figueiredo – 10 min.
2. Cenário do agronegócio da Bahia – Moisés Schmidt – Vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Vice-presidente Regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia FAEB/SENAR – 10 min.
3. O potencial mineral da Bahia – Paulo Guimarães Misk – Vice-presidente da FIEB e Representante do Setor de Mineração – 10 min.
4. Perspectivas para a Bahia na exportação de carne bovina – Paulo Sérgio Menezes Luz – Diretor Geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB/Seagri) – 10 min.

9h30 – Mesa 2 – Negócios em energia

Mediador: Angelo Almeida – Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia
1. A experiência da China em energia limpa – Sr. Wan Guangfeng – Diretor Geral da PetroChina Brasil – 10 min.
2. Novos projetos em energia e projetos internos de parques eólicos – Sr. Yao Yong – CGN Brasil – 10 min.
3. Potencial da Bahia na transição energética. Rafael Cavalcanti – CEO da Quinto Energy – 10 min.
4. Construção de um novo sistema energético para cidades inteligentes – Sr. Pan Yuande – Gerente Sênior de Novos Negócios de Energia e Trânsito Ferroviário da BYD Brasil – 10 min.
5. Oportunidades Trazidas por Instalações Logísticas Diversificadas para Industrialização Sustentável da Bahia – Sr. Jin Yongshi – Diretor Geral da Sul Americana Metais (SAM) – 10 min.

10h30 às 10h50 – Intervalo

10h50 – Mesa 3 – Negócios em infraestrutura e sistemas inteligentes
Mediador: Angelo Almeida – Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia
1. Construção de sistemas de segurança de cidades inteligentes – Sr. Xiong Lei – Vice-presidente de Negócios em Nuvem da Huawei América – 10 min.
2. Solução de transporte para cidades inteligentes – Sr. Liu Wei – Vice-presidente Latin America Region Enterprise BG de Huawei – 10 min.
3. Construção de sistemas médicos inteligentes – Sr. Xu Weiwei – Diretor Geral da Empresa Brasileira de Produtos Farmacêuticos e de Saúde da China (Meheco) – 10 min.
4. Telecomunicações para cidades inteligentes – Sr. Wang Zhuping – Diretor Geral da China Mobile – 10 min.
5. Construção de um sistema inteligente de monitoramento de tráfego – Sr. Álvaro Borges – Gerente Vertical Governo da Hikvision Brazil – 10 min.
6. China Railway Construction Technology e Bagin Railway Project – Sr. Chen Zongxu, Gerente da China Railway 10th Bureau Brazil Company – 10 min.

Comentários