13 dezembro 2024
A repercussão do apoio de Elon Musk a uma teoria da conspiração antissemita no X, ex-Twitter, ganhou força na sexta-feira (17), quando vários grandes anunciantes em sua plataforma de mídia social interromperam seus gastos após seus comentários.
A Walt Disney Co. anunciou que suspendeu os gastos no X, assim como a Lionsgate, uma empresa de entretenimento e distribuição de filmes, e a Paramount Global, também produtora de cinema e dona da CBS. A Apple, que gasta dezenas de milhões de dólares por ano no X, também suspendeu a publicidade na plataforma, segundo uma pessoa com conhecimento da situação. Eles seguiram a IBM, que reduziu seus gastos com o X na quinta-feira (16).
Musk, que comprou o Twitter no ano passado e o renomeou como X, tem sido alvo de escrutínio há meses por permitir e até incentivar o abuso antissemita no site.
Isso se intensificou na quarta-feira (15), quando o bilionário da tecnologia concordou com um post no X que acusava pessoas judias que enfrentam antissemitismo durante a guerra entre Israel e Hamas de promover o “exato tipo de ódio dialético contra brancos que eles afirmam querer que as pessoas parem de usar contra eles” e apoiar a imigração de “hordas de minorias”.
“Você disse a verdade real”, respondeu Musk.
Grupos judaicos compararam a declaração no post original a uma crença conhecida como teoria da substituição, uma teoria da conspiração que postula que imigrantes não brancos, organizados por judeus, pretendem substituir a raça branca. Essa ideia alimentou Robert Bowers, que expressou raiva contra pessoas judias online antes de matar 11 fiéis na sinagoga Tree of Life em Pittsburgh em 2018.
Na sexta-feira, a Casa Branca condenou Musk, de 52 anos, por impulsionar a teoria da conspiração antijudaica. Andrew Bates, porta-voz da Casa Branca, disse em um comunicado que era “inaceitável repetir a mentira repugnante por trás do ato mais fatal de antissemitismo na história americana, em qualquer momento, muito menos um mês após o dia mais mortal para o povo judeu desde o Holocausto”.
Um porta-voz do X se recusou a comentar sobre as pausas na publicidade, e a Apple não respondeu. O Axios relatou anteriormente a decisão da Apple, e a Bloomberg relatou anteriormente a suspensão da Lionsgate.
Linda Yaccarino, CEO do X, postou no site na quinta-feira que a empresa havia sido “extremamente clara sobre nossos esforços para combater o antissemitismo e a discriminação”. Mas na sexta-feira, Musk concordou com um post no X que sugeriu que anunciantes como a IBM estavam se afastando da plataforma para manter fachada.
Ele mais tarde disse que contas que fizessem “chamadas claras para violência extrema” seriam suspensas, destacando duas frases associadas a apoiadores palestinos que não seriam toleradas no site.
Os anunciantes têm sido cautelosos em relação ao X desde que Musk comprou o serviço de mídia social no outono passado e disse que queria mais liberdade de expressão e relaxaria as regras de moderação de conteúdo. Isso significava que a plataforma teoricamente poderia colocar anúncios de marcas ao lado de postagens com discurso ofensivo ou odioso.
Muitas empresas, incluindo General Motors e Volkswagen, hesitaram em vários momentos ao longo do último ano em ter suas promoções aparecendo ao lado de um aumento documentado de discurso de ódio, desinformação e propaganda estrangeira no X. Em abril, Musk disse que quase todos os anunciantes haviam retornado, sem indicar se estavam gastando nos mesmos níveis; ele posteriormente observou que a receita publicitária havia caído 50%.
Musk também oscilou entre ameaçar qualquer anunciante que ousasse interromper seus gastos com um “nome e vergonha termonuclear” e cortejá-los escolhendo Yaccarino, ex-executiva de publicidade de alto escalão da NBCUniversal, para substituí-lo como CEO.
Ele brigou publicamente com grandes gastadores como a Apple e passou por executivos de vendas encarregados de manter relacionamentos na indústria publicitária. As principais empresas de publicidade, como a IPG, instaram seus clientes a se afastarem do X.
A publicidade representava cerca de 90% da receita do Twitter antes de Musk comprar a empresa. No mês passado, o X informou aos funcionários que a empresa estava avaliada em US$ 19 bilhões. Isso foi reduzido dos US$ 44 bilhões que Musk pagou.
A sensibilidade aumentada em relação ao antissemitismo, a propensão de Musk a brigas públicas e a fadiga geral após meses de agitação no X deixaram muitos profissionais de publicidade hesitantes em se manifestar na sexta-feira.
“Os clientes sempre tiveram que tomar decisões sobre o conteúdo com o qual estarão ou não associados”, disse Renee Miller, fundadora da agência de publicidade Miller Group em Los Angeles, em um e-mail.
“Geralmente aconselhamos nossos clientes a não tomar uma posição política abertamente pública”.A IBM, que cortou cerca de US$ 1 milhão em gastos com publicidade que havia se comprometido com X pelo resto do ano, disse na quinta-feira que tem “tolerância zero para discurso de ódio e discriminação”.
A empresa de tecnologia agiu após um relatório nesta semana do Media Matters for America, um grupo de defesa de esquerda, que disse que anúncios de empresas, incluindo Apple e IBM, estavam aparecendo em X ao lado de postagens que apoiam o nacionalismo branco e o nazismo.
Musk postou tarde na quinta-feira que “Media Matters é uma organização maligna”.
Angelo Carusone, presidente e CEO do Media Matters, disse que o “nos chamar de malignos” por apontar o que estava em X não era “dissimilar de qualquer conta de direita que destacamos”.
Ele acrescentou que X “não apenas vai perder dinheiro com a Apple, mas também a pedra angular de sua estratégia para reconquistar anunciantes”.
Ryan Mac, Brooks Barnes e Tiffany Hsu, Folhapress