13 dezembro 2024
Expandir as ações de apoio à educação no estado da Bahia é fundamental para o fortalecimento dos controles externo e social, além de contribuir na orientação dos cidadãos sobre a importância de fiscalizar os recursos públicos. Com esse objetivo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), conselheiro Marcus Presidio, e o superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury, assinaram, na manhã de quinta-feira (16), o Convênio de Cooperação Técnica visando ao intercâmbio técnico, científico e cultural a fim de fortalecer as iniciativas educacionais para comunidades estudantis.
A proposta do convênio é, ainda, desenvolver os territórios de identidade da Bahia mediante a implementação de ações, programas, projetos, criação de conteúdos em formato digital e impresso e atividades complementares de interesse comum do TCE/BA e do Sebrae.
Na visão do presidente Marcus Presidio, os convênios que envolvem educação como ponto focal são de extrema importância, tanto para o TCE/BA quanto para o Sebrae, pois resultam numa parceria que certamente traz muitos resultados positivos para a sociedade. “Estamos priorizando convênios que tragam resultados concretos para os cidadãos. E nesse ponto o TCE/BA vai se empenhar dando todo o apoio necessário para orientar os parceiros como o Sebrae. Precisamos de efetividade. E já temos um bom exemplo com a nossa Escola de Contas, que participou do projeto Metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), em Uauá, com a intenção de analisar a aderência do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae às ações educacionais desenvolvidas pela ECPL. Contem sempre conosco para essas ações”, disse Marcus Presidio, ressaltando o sucesso do projeto Educação é da Nossa Conta – Na Estrada, coordenado pelo gabinete da conselheira Carolina Matos.
De acordo com o superintendente do Sebrae/BA, a parceria com o TCE também se destaca por abordar a educação para além da teoria e com ações que tenham a ver com a vida futura de cada um dos alunos. “O convênio vai fazer com que nós possamos, dentro da nossa educação empreendedora que trabalhamos com os municípios, fazer chegar a eles informações quanto à importância de se trabalhar bem, de prestar conta direito do que recebe, do que fazer com receitas que eventualmente não são próprias, mas que vão ser necessárias para o seu crescimento. Isso, colocado junto às crianças no momento em que elas estão se educando, não apenas para o beabá, como dizíamos no passado, mas também com ações futuras que elas venham a desempenhar, tendo noção da importância da segurança, da honestidade e de fazer com que os resultados sejam vivenciados pela comunidade como um todo”, observou Jorge Khoury.
Para o diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, o convênio significa um avanço nas ações de educação das duas instituições, e que, sem dúvida, repercutirá positivamente na preparação de estudantes, professores e gestores públicos. “Entre as diversas ações educacionais que esse convênio pode fortalecer estão o Programa Casa Aberta, que tem como objetivo principal fortalecer a cidade entre estudantes e a sociedade civil organizada, além de oferecer aos cidadãos um maior conhecimento sobre a missão constitucional e as ações desenvolvidas pelo TCE/BA, que certamente ampliarão o controle social”, disse Inaldo Araújo, que distribuiu, juntamente com o presidente Marcus Presidio, as publicações Ruy – do sonho à realidade; Uma breve história do controle; e A Cidade da Bahia. Na oportunidade, os representantes do Sebrae retribuíram a gentileza, oferecendo ao grupo de representantes do TCE/BA o encarte Bahia Amada, com material institucional do Sebrae.
Assinaram também o Convênio de Cooperação Técnica entre o TCE/BA e o Sebrae as gestoras Ana Luci Des Graviers e Janaína Neves (Sebrae), o conselheiro Inaldo Araújo e a diretora-adjunta da ECPL, Denilze Sacramento.