/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Temporais deixam barragens de Pelotas (RS) em emergência; 149 pessoas estão fora de suas casas

Temporais deixam barragens de Pelotas (RS) em emergência; 149 pessoas estão fora de suas casas

Por Aléxia Sousa/Folhapress

25/09/2024 às 22:05

Foto: Reprodução/RBS TV

Alagamento em Pelotas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta na noite desta quarta-feira (25) de que duas barragens no município de Pelotas estão em situação de emergência pelo risco de ruptura iminente, após o temporal que atinge a região sul do estado.

A chuva voltou a causar problemas na região, deixando pessoas sem luz e obrigado dezenas de pessoas a deixarem suas casas.

A Defesa Civil informou que já adotou as medidas necessárias para garantir a segurança da população, e que equipes estão no local orientando a retirada de moradores de áreas consideradas de risco, além de medidas de contingência para direcionar o fluxo de água para regiões inabitadas.

A prefeitura de Pelotas disse, no entanto, que equipes concluíram, nesta quarta intervenções nas barragens localizadas nas proximidades do Passo do Salso, no bairro Fragata, e que os moradores da região não correm mais o risco de ter as casas inundadas.

O município informou que inicialmente a comunidade foi orientada, por precaução, a deixar as residências diante da possibilidade de que uma das estruturas, a maior, de 36 mil metros quadrados, tivesse o dique rompido.

Com mais de 300 mil habitantes, Pelotas suspendeu as aulas na rede municipal já na segunda-feira (23). Além disso, sete unidades básicas de saúde precisaram ser fechadas temporariamente, segundo a prefeitura.

Ainda de acordo com o município, há trechos de estrada na zona rural da cidade onde não é possível transitar. A ponte do Totó foi interditada e há restrições em percursos do transporte coletivo. Na cidade, há 13 desabrigados e 8 desalojados.

Ao todo, 26 cidades do sul do estado são afetadas pelas chuvas que atingem a região desde o início da semana. O fenômeno é consequência da chegada de uma frente fria vinda do Uruguai.

Por causa do grande volume de água e pela intensidade dos ventos, houve queda de postes de luz e de árvores, além de alagamentos pontuais e casas destelhadas, especialmente nas zonas rurais.

Ao menos 149 pessoas estão fora de suas casas, em abrigos públicos ou em residências de parentes ou amigos. São 95 pessoas desabrigadas e 54 pessoas desalojadas no estado. Elas vivem nos municípios de Bagé, Cerrito, Jaguarão, Pedro Osório, Rio Grande e Pelotas.

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de novos temporais. Nesta quarta-feira (25), o volume de água pode chegar a 140 mm na região sul do estado. A frente fria deve avançar durante a noite, aumentando a chance de temporais e rajadas de vento.

A previsão é que a chuva continue até quinta-feira (26). Com isso, parte das bacias hidrográficas do estado está em alerta. Há possibilidade de elevação do nível de arroios, rios menores e rios principais das bacias hidrográficas, com possíveis inundações.

O Inmet emitiu alerta para risco de tempestade para o estado, com a possibilidade de alagamentos.

O Rio Grande do Sul teve em maio as maiores enchentes de sua história, que destruíram cidades e deixaram mais de 180 mortos.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
politicalivre@politicalivre.com.br
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.