5 outubro 2024
O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), destacou nesta segunda-feira (30) a ampliação do número de vagas do programa Jovem Aprendiz Empreendedor, um projeto do Parque Social em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge).
Até janeiro de 2026, os novos adolescentes selecionados pelo programa receberão formação teórica e prática. Para aplicar o conhecimento adquirido, eles serão alocados em órgãos da administração pública municipal.
“Eu dizia há quatro anos que iríamos manter todos os programas em curso e ampliar, melhorar, trazer boas ideias. Um exemplo é o Jovem Aprendiz. Eram 300 jovens e nós dobramos para 600. Vocês foram os selecionados entre mais de 2 mil inscritos e terão a oportunidade de aprender e nos ensinar a fazer uma gestão pública ainda melhor. Na vida pública, vocês vão poder mudar o presente e o futuro de muita gente”, afirmou o prefeito, durante aula magna para os 600 novos jovens aprendizes, no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara.
Uma novidade da edição deste ano do projeto é que aqueles jovens que mais se destacarem terão a oportunidade de passar um período em São Paulo para aprimoramento profissional, anunciou o prefeito. Além disso, os tablets recebidos pelos aprendizes para as atividades de formação ficarão com eles ao final do ciclo, repetindo o que ocorreu na última edição do programa.
Em discurso na aula magna, Bruno Reis ressaltou a importância do Jovem Aprendiz Empreendedor e citou diversos exemplos de pessoas formadas pelo programa que atualmente trabalham na Prefeitura ou desenvolvem suas atividades profissionais em outras áreas. Segundo o prefeito, das 1,7 mil pessoas formadas desde 2013 pela iniciativa, 40% atualmente trabalham com carteira assinada na Prefeitura ou na iniciativa privada, além dos que optaram por empreender.
“Aproveitem essa como a oportunidade da vida de vocês. A maior dificuldade para conseguir o primeiro emprego é a experiência. E vocês já vão sair do programa Jovem Aprendiz com experiência, porque já estarão trabalhando. Cada um é do tamanho dos seus sonhos. Sonhem, trabalhem, estudem, que tudo é possível. Eu sou a prova viva disso”, disse Bruno Reis, ao lembrar sua trajetória desde o primeiro estágio, na Câmara Municipal de Salvador, em 1997.
O prefeito também lembrou o esforço empreendido para resgatar o Parque Social e exaltou a parceria firmada com a gestão municipal. “Foi um longo caminho para chegar até aqui. Lá atrás, a instituição Parque Social estava praticamente desativada, endividada, falida. Foi resgatada, com uma nova visão de possibilitar aos jovens empreender e poder realizar seus sonhos através do trabalho. O Parque idealizou esse projeto e diversos outros inovadores, como o Agente da Educação, Agente do Empreendedorismo e Convivendo e Aprendendo. Obrigado ao Parque Social pelo apoio que dá à nossa gestão, contribuindo para a gente mudar de forma decisiva a vida de milhares de pessoas na nossa cidade”, afirmou.