5 outubro 2024
Com um aumento significativo em sua média geral, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) alcançou, em 2024, a pontuação de 97,01 no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), conquistando o 1º lugar entre os tribunais da Justiça Eleitoral. O painel completo pode ser acessado aqui.
O TRE-BA mais uma vez atingiu o nível de Excelência. Nos domínios avaliados, a pontuação foi de 98,40 em Gerenciamento de Serviços de TIC e 96,17 em Governança e Gestão. Entre os tribunais de médio porte, o Eleitoral baiano ficou em 2º lugar.
Desde 2016, o iGovTIC-JUD mede o nível de maturidade em governança, gestão e infraestrutura de TIC dos órgãos judiciais sob controle do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2024, a média geral do índice foi de 87,41.
Entre os temas avaliados, destacam-se o atendimento e suporte ao usuário, estruturas organizacionais, macroprocessos, políticas e planejamento. No ranking geral de 2024, dentre todos os 94 órgãos do Poder Judiciário, o TRE-BA ficou em 6º lugar.
O índice é calculado a partir do preenchimento de formulários pelos órgãos participantes e do envio de evidências via Sistema Nacional de Monitoramento de Tecnologia da Informação e Comunicação (SNMC-TIC). Ele também monitora o cumprimento dos objetivos da Estratégia Nacional de TIC (ENTIC-JUD), que visa atingir pelo menos 75% dos órgãos do Judiciário com nível de maturidade Satisfatório até dezembro de 2026, uma meta que está sendo cumprida.