14 dezembro 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou na manhã desta segunda-feira (25) para o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, para parabenizá-lo pela vitória no pleito deste domingo (24).
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o brasileiro disse que pretende encontrar Orsi durante a cúpula do Mercosul, que será realizada no Uruguai em dezembro.
“Na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, para parabenizá-lo pela vitória no país vizinho. O presidente também mandou, por Orsi, um abraço ao ex-presidente Pepe Mujica”, afirma o texto.
“Lula comunicou que irá visitar o Uruguai no dia 6 de dezembro, para a cúpula do Mercosul, quando pretende se encontrar com o presidente eleito e o ex-presidente”, conclui.
Lula já havia parabenizado Orsi em uma postagem em suas redes sociais, na noite de domingo (24). Escreveu que se tratava de uma vitória de toda a América Latina.
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe”, escreveu o presidente.
“Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional.”
Neste domingo (24), Yamandú Orsi confirmou o leve favoritismo que apresentava nas pesquisas e foi eleito presidente do Uruguai. A histórica coalizão de esquerda e centro-esquerda Frente Ampla voltará ao poder após cinco anos de governo da centro-direita.
Com 100% dos votos apurados, Orsi teve 49,8% dos votos. Já o governista Álvaro Delgado (Partido Nacional) conseguiu 45,8%.
Renato Machado/Folhapress