25 março 2025
Na manhã do último sábado (8), Dia Internacional da Mulher, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a importância do papel da mulher na política e declarou apoio à chapa de porta-vozes nacionais liderados por Iaraci Dias, atual porta-voz da Bahia, e Giovanni Mockus, dirigente nacional. A eleição será definida no Congresso Nacional do partido, nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2025, em Brasília.
“É uma data histórica, simbólica, e estar aqui na Bahia tendo como nossa candidata a querida Iaraci Dias que é uma mulher de luta e de paz, demonstra que é possível fazer a resistência mesmo em situação bastante adversa, como tem sido a sua trajetória de vida. Sempre trazendo esse lugar de esperança, de muita luta, determinação e competência, juntamente com o jovem Giovanni Mockus”, afirmou Marina.
Na oportunidade, foi aprovada a moção no Dia das Mulheres em respeito às mulheres na política e foram feitas análises críticas e autocríticas do processo político e os desafios da REDE, além de condenar filiações em massa ocorridas recentemente na Bahia. Também foram eleitos novos dirigentes estaduais, Marlene Marques, ex vice-prefeita de Conceição da Feira, que substituirá Iaraci Dias ao lado de Diego Cunha, como porta-vozes estaduais.
Marcaram presença a vereadora de São Paulo (REDE), Marina Bragante; o deputado federal pela Bahia, Leo Prates (PDT); o secretário Geral do PSOL-BA, Danilo Moura; Diego Cunha, porta-voz da Bahia, membros da direção nacional, Adila Lopes, Marco Martins, Julio Rocha, Babuca Grimaldi, José Itamário, Marcos Lemos, Luana Rodrigues, dirigentes partidários, vereadores e vice-prefeito da sigla.
De forma virtual, contribuíram a deputada estadual por São Paulo, Marina Helou (REDE); deputada estadual de Minas Gerais, Ana Paula Siqueira (REDE); deputado estadual da Paraíba, Chió (REDE); deputado federal por Pernambuco, Túlio Gadêlha (REDE); ex-deputada federal, Joênia Wapichana (REDE), primeira parlamentar federal indígena do Brasil e atual presidente da FUNAI; Ricardo Galvão, presidente do CNPq e o presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Rede Brasil Sustentável, José Gustavo.
Como fundadora do partido, Marina Silva, em sua fala, resgatou os princípios e valores da REDE e afirmou a importância da frente ampla do governo Lula, avaliando desafios futuros. “É muito bom estar aqui hoje reavivando os princípios fundantes da Rede Sustentabilidade, de ser uma opção que defende o combate à desigualdade, faz a defesa da diversidade, plural e que quer um novo ciclo de prosperidade”, declarou.
“Manter a Rede Sustentabilidade unida é um dos grandes desafios, mas buscamos caminhar numa crescente para que a gente consiga progredir e avançar enquanto partido. Sempre, rigidamente, na defesa dos valores e princípios e de nossa liderança, Marina Silva. Esse evento consolida nosso trabalho e pretendemos restabelecer nossas pautas que, além da sustentabilidade, também temos as propostas de pactuar com a sociedade uma nova forma de se fazer a política, de discutir economia, sociedade, as relações sociais e as políticas públicas. Precisamos criar um pacto com o olhar mais aprofundado, de forma democrática, transparente e, acima de tudo, firme e forte naquilo que a gente acredita”, ressaltou Iaraci Dias.
Lançamos a chapa porque essa é uma vontade nacional dos filiados e das filiadas. É muita gente que está querendo essa mudança para o partido. O nosso desafio será reconstruir os princípios e valores do partido e construir novas alternativas dentro da política”, avaliou o candidato Mockus.