25 março 2025
Uma vistoria realizada pela Comissão Técnica de Fiscalização da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município virou o estopim para uma rixa entre o prefeito Marcelo Belitardo (União Brasil) e o presidente do Legislativo, Jonatas Santos (MDB).
A ação foi realizada no último sábado (8) e encontrou uma série de problemas estruturais e sanitários, entre eles a identificação de equipos de transfusão vencidos e materiais de nebulização abertos. A vistoria resultou em um relatório fotográfico elaborado pela Câmara.
Logo após a fiscalização, a Prefeitura emitiu uma nota de repúdio à ação de Jonatas, que teve ainda a presença dos vereadores Marquinhos Gomes e João Garçom. Na nota, a gestão de Belitardo disse que os legisladores entraram na unidade de saúde de forma irregular, “perturbando o atendimento dos pacientes e causando desconforto e instabilidade no ambiente médico”.
Disse ainda que “os vereadores mencionados invadiram locais de uso restrito, que estão sob a responsabilidade dos profissionais de saúde, o que configura uma grave violação dos direitos dos pacientes e uma verdadeira invasão à privacidade e ao bem-estar dos mesmos”.
Jonatas não perdeu tempo e tratou de rebater as acusações de Belitardo. Em nota divulgada, o Legislativo municipal informou que a “ação foi motivada por uma denúncia recebida pelo presidente da Câmara, que relatava a utilização de medicamentos com data de validade vencida na referida unidade”.
Complementando a nota, a Câmara disse que a vistoria “constatou a veracidade das informações contidas na denúncia, já que foram encontrados medicamentos vencidos sendo utilizados, tanto em atendimento aos pacientes quanto em estoque na farmácia da UPA. Tal situação é inaceitável, uma vez que compromete a saúde da população e fere os princípios básicos da segurança no atendimento médico”.
A rixa tem como pano de fundo uma disputa velada que ocorre em Teixeira de Freitas entre o prefeito e o presidente da Câmara. Belitardo, eleito pelo União Brasil, principal partido de oposição no Estado, decidiu fazer movimentos de aproximação com a base do governo, nomeando inclusive para seu secretariado David Loyola, irmão do secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.
Jonatas, por outro lado, tem se articulado para fortalecer a oposição a Belitardo na cidade e, inclusive, já se reuniu com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e com o atual prefeito da capital, Bruno Reis (União Brasil). O movimento visa fortalecer o nome de Neto para disputa pelo governo do Estado no próximo ano.
Política Livre