Foto: Política Livre
A nova 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Fátima Nunes 15 de abril de 2025 | 18:10

Nova 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fátima Nunes lembra de origem humilde como mulher do campo

exclusivas

Em outubro de 2023, a deputada estadual Fátima Nunes (PT) causou polêmica ao subir à tribuna da Assembleia Legislativa e fazer um discurso na qual se autointitulou uma mulher “preta” e “pobre”, mesmo tendo se autodeclarada branca nas eleições de 2022 e recebendo um salário de mais de R$ 34 mil como parlamentar de sexto mandato. Hoje (15), depois de ser eleita 1ª vice-presidente da Casa, ela destacou novamente da origem humilde em conversa com os jornalistas.

“Nascer no sertão de Paripiranga, ser filha de um trabalhador muito simples, plantador de batata e criador de pequenos animais… não era permitido naquele tempo pessoas assim participarem da política. E estou no sexto mandato parlamentar com a força do nosso povo, das associações, dos movimentos sociais, dos prefeitos que ajudamos a eleger no decorrer do caminho. É um brilho ser a 1ª vice-presidenta desta Casa”, declarou a petista.

Fátima Nunes afirmou que o “orgulho é ainda maior por ser vice da deputada Ivana Bastos (PSD), atual presidente da Assembleia. A Casa terá, pela primeira vez na história, duas mulheres ocupando os principais cargos de poder. “Juntas, vamos fazer o Parlamento baiano funcionar bem. Agradeço de coração a cada deputado e deputada que foram solidários e nos apoiaram para que isso fosse possível”.

Questionada pelo Política Livre se dialogou, antes da eleição, com o deputado Júnior Muniz (PT), que também colocava o nome na disputa pelo mesmo cargo na Mesa Diretora, mas não participou da disputa ao optar por uma viagem à China, Fátima Nunes deu uma resposta curta. “Conversamos bastante com Muniz e ele disse que estava tudo tranquilo, que iríamos vencer”.

A nova 1ª vice-presidente da Assembleia disse, ainda, que o deputado estadual Marcelino Galo assume, a partir desta quarta-feira (16), a liderança da bancada do PT na Casa, função que era exercida pela parlamentar.

Política Livre
Comentários