27 abril 2025
Os secretários de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, apresentaram nesta terça-feira (15), ao prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, o Programa Bahia pela Paz, com destaque para os Coletivos Bahia pela Paz. Os secretários enfatizaram a importância do alinhamento entre a prefeitura e o governo para a execução da proposta. O gestor também destacou o papel da iniciativa no fortalecimento das ações sociais na cidade e afirmou que a gestão municipal vai colaborar com o Estado na formulação de políticas públicas voltadas aos bairros atendidos.
O prefeito de Feira de Santana falou ainda que a cidade será beneficiada com uma unidade do Convive, equipamento financiado pelo governo federal, que permite ações de prevenção à violência, com base no modelo proposto pelo Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci). Segundo Zé Ronaldo, o terreno para construção do equipamento foi escolhido e as obras estão prestes a começar.
“Foi um importante encontro com o prefeito para fortalecer o compromisso de todos com o enfrentamento à violência e a construção de uma cultura de paz. As prefeituras são fundamentais para construção de ações de proteção social e promoção da cidadania e, no Bahia Pela Paz, cumprem um papel fundamental no fortalecimento dos diálogos com a comunidade. O prefeito José Ronaldo declarou total apoio à proposta e o nosso desejo é que, em pouco tempo, estejamos reunidos com os secretários do município, já discutindo as ações concretas a serem realizadas. No mês de maio, o próprio governador pretende vir a Feira visitar os coletivos, junto com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Assembleia Legislativa e a Defensoria Pública do Estado”, declarou Felipe Freitas.
Na parceria entre prefeitura e governo do Estado para a implantação dos coletivos serão possíveis ações, como a participação dos profissionais da assistência social na busca ativa dos beneficiários do Programa Bahia pela Paz, o envolvimento de agentes comunitários de saúde nas ações de prevenção à violência e à promoção de uma cultura de paz, assim como a articulação de redes de organizações da sociedade voltadas à promoção dos direitos da juventude. Os coletivos já estão funcionando nos bairros de Conceição e Mangabeira e, em breve, receberão a visita do governador e dos demais membros do Comitê de Governança.
O secretário Felipe Freitas falou também sobre as ações de fortalecimento da política de segurança pública em Feira, como reforma de delegacias, valorização dos efetivos e o pleito ao governo federal para instalação definitiva de uma Delegacia da Polícia Federal na cidade.
O titular da Serin, Adolpho Loyola, aproveitou a reunião para reafirmar o compromisso do governo do Estado em dialogar com todos os municípios da Bahia. “A orientação do governador é dialogar permanentemente com os prefeitos e construir relações harmônicas com os municípios. Essa é uma tarefa fundamental no trabalho da Serin. O prefeito Zé Ronaldo já havia reunido com o governador e, agora, vim com o secretário Felipe apresentar o Bahia Pela Paz, e falar também de outras demandas do município. Por orientação do governador, me reunirei com todos os prefeitos dos municípios que terão Coletivos Bahia Pela Paz para buscar envolvê-los no projeto. Só com participação e diálogo é possível enfrentar a violência e promover uma cultura de paz”, afirmou.