27 abril 2025
O deputado estadual e presidente do Solidariedade na Bahia, Luciano Araujo, participou nesta segunda-feira (14) de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe. O encontro teve como pauta os recorrentes ataques de cães a rebanhos de ovinos e caprinos na região, tema que tem gerado preocupação entre os criadores locais. A iniciativa foi do vereador Beto de Eny (PSB).
“Essa é uma pauta que nosso mandato acompanha desde o início, porque entendemos o impacto devastador que esses ataques têm causado. Segundo dados da FAEB, mais de 50 mil animais já foram mortos ou feridos na Bahia, gerando prejuízos milionários e atingindo principalmente pequenos produtores, que têm nas criações o único meio de sustento”, disse Luciano Araujo. “Seguiremos cobrando medidas eficazes para proteger o produtor e garantir dignidade ao homem e à mulher do campo”, frisou o parlamentar.
A audiência pública contou com a presença do presidente da Casa, Franklin Santana (União), e dos vereadores João Igor (União), Daniel De Macário (PDT), Érico Matos (PDT), Celinho da Saúde (PDT), além de autoridades e produtores rurais.
Em reuniões realizadas no dia 12 de março, nas Comissões de Saúde e Saneamento e de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Luciano Araujo denunciou os recorrentes ataques de cães a rebanhos de caprinos e ovinos na região do Sisal, que têm deixado inúmeros animais feridos ou mortos.
Projeto-piloto
De acordo com o parlamentar, será implantado pelo governo do Estado um projeto-piloto de combate a essa prática e realizada uma audiência pública na cidade de Nova Fátima sobre o tema. Serão convocados para o encontro representantes do governo estadual, Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) e dos produtores rurais.