Foto: Denis França/Política Livre
O diretor de Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador, coronel Humberto Sturaro 14 de abril de 2025 | 20:10

Sturaro defende aproximação da Guarda Municipal com a cúpula da Segurança Pública da Bahia

exclusivas

Diretor de Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador, o coronel Humberto Sturaro defendeu que a instituição tenha uma aproximação mais estreita com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), a ponto de ter um assento nas discussões da área, no que diz respeito ao papel que cabe aos municípios.

“Eu fui um dos primeiros que abriu a porta do meu quartel para instruir e preparar a Guarda Municipal, que eu vi sempre ela como uma aliada”, disse o coronel reserva da Polícia Militar, durante entrevista ao PolíticaPod, podcast do Política Livre, nesta segunda-feira (14), em participação conjunta com o primeiro inspetor-geral de carreira da Guarda de Salvador, João Neto.

“Na minha cabeça, nessa mesa, chamada segurança pública, que é gerida pelo secretário, acho que já caberia um local há muito tempo, uma cadeira para o inspetor da Guarda Municipal, bem como para algumas instituições de segurança privada”, defendeu Sturaro, ao citar o modelo de proteção particular que já acontece em alguns bairros de Salvador.

“Cidade Jardim, quem é que faz o policiamento lá hoje? Segurança privada. Horto, privado. Alphaville, privado. Então eles já estão fazendo, ocupando espaço que nossa instituição, pela demanda enorme de atribuições, pela deficiência de efetivo, deixou de cobrir”, apontou.

“Então as pessoas tiveram necessidade de contratar uma segurança privada, que não pode fazer policiamento ostensivo, que não pode andar armado em via pública, mas está preventivamente ocupando espaço, passando uma sensação de segurança que é extremamente necessária”, emendou.

O diretor da Guarda Civil de Salvador ainda exaltou a iniciativa do secretário da Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, de fazer um movimento no sentido de capacitar guardas municipais da Bahia.

“O secretário da Segurança Pública hoje já tem uma diretriz de ir buscando nivelar, preparar e capacitar, partindo dele, as Guardas Municipais, não só de Salvador como de todos os municípios. Isso é muito importante, isso é muito valoroso, porque na hora que você consegue somar esforços, e tem homens preparados, a gente tem que pensar na garantia da segurança de todos”, completou Sturaro.

Política Livre
Comentários