Justiça do Trabalho inaugura novo prédio das Varas do Trabalho em Salvador
Por Redação
01/07/2025 às 19:28
Atualizado em 01/07/2025 às 19:41
Foto: Antônio Cavalcante/Coperphoto

O novo edifício Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, que abriga as 39 Varas do Trabalho de Salvador, foi inaugurado nesta segunda-feira (30). A mudança faz parte da transferência da Justiça do Trabalho para a região da Avenida Paralela, próxima à estação de metrô do Imbuí. Com a inauguração, o antigo Fórum do Comércio encerra definitivamente suas atividades.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargador Jeferson Muricy, destacou que a mudança facilita o acesso ao Judiciário trabalhista e traz mais eficiência à instituição, sendo um momento de grande alegria e emoção. “Que a Justiça do Trabalho viva muito, viva bem e que continue desempenhando aqui, agora e no futuro esse papel tão fundamental”, afirmou Muricy.
O presidente ressaltou a necessidade de uma nova sede que oferecesse dignidade e estrutura adequada para o público. Ele também reconheceu a parceria com as desembargadoras que compõem a atual gestão (vice-presidente Léa Nunes; corregedora regional Ivana Magaldi; e corregedora adjunta Suzana Inácio) e destacou o trabalho das ex-presidentes do TRT-BA, desembargadoras Maria de Lourdes Linhares, Dalila Andrade e Débora Machado, que também enfrentaram com coragem os desafios da aquisição e da mudança. O presidente agradeceu ainda aos magistrados, procuradores, advogados e servidores pelo empenho durante todo o processo.
O novo prédio está localizado em uma das principais vias da cidade, com fácil acesso por transporte público. A centralização dos serviços também permitirá ao Tribunal reduzir custos, já que deixará de ocupar imóveis alugados. Veja como chegar. (link externo)
As Varas do Trabalho, os centros de conciliação e o atendimento ao público passam a funcionar no novo Fórum 2 de Julho a partir desta segunda-feira. A previsão é que as demais unidades do TRT-BA, incluindo o 2º grau e os setores administrativos, sejam transferidas para o local ainda este ano.
Nova estrutura e funcionamento
A nova sede conta com estacionamento, mais elevadores, banheiros acessíveis e fraldários. Além da estrutura moderna, as Varas do Trabalho da capital passam a utilizar uma tecnologia inédita na Justiça do Trabalho: câmeras 360°.
Os novos equipamentos instalados nas salas de audiência permitem o registro completo das sessões. As câmeras mapeiam o ambiente, acompanham falas e movimentos de forma automática e gravam de todos os ângulos.
“A tecnologia é muito importante, principalmente nas audiências telepresenciais. Antes, quem participava de casa ou do escritório não conseguia ver tudo o que acontecia durante a audiência”, explicou o juiz Adriano Bezerra, presidente da comissão de priorização do 1º Grau. Segundo ele, as câmeras oferecem uma visão completa da sala, abrindo diferentes janelas de acordo com a necessidade.
O atendimento presencial já está em funcionamento. As audiências presenciais seguirão o cronograma abaixo:
Audiências do Cejusc1 e da 1ª à 9ª Vara do Trabalho de Salvador: a partir de 7/7/2025;
Audiências da 10ª à 18ª Vara do Trabalho de Salvador: a partir de 14/7/2025;
Audiências da 19ª à 27ª Vara do Trabalho de Salvador: a partir de 21/7/2025;
Audiências da 28ª à 39ª Vara do Trabalho de Salvador: a partir de 28/7/2025.
