Adriano Peixoto

Relações de Trabalho

Adriano de Lemos Alves Peixoto é PHD, administrador e psicólogo, mestre em Administração pela UFBA e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia do Trabalho da Universidade de Sheffiel (Inglaterra). Atualmente é pesquisador de pós-doutorado associado ao Instituto de Psicologia da UFBA e escreve para o Política Livre às quintas-feiras.

Feliz 2015

Todo final de ano é sempre a mesma coisa. Temos um sem número de previsões, resoluções e desejos para o período que se inicia. Talvez contagiados pelo espírito natalino, expressamos sentimentos positivos e renovamos votos por um mundo melhor do que aquele em que vivemos. A noite do ano novo também é marcada pelas lentilhas, uvas e roupas coloridas que são escolhidas de acordo com aquilo o que o usuário busca para o novo período: branco para paz, amarelo para o dinheiro, vermelho para as paixões…Por outro lado, não deixa de ser curioso observar que a exceção do fato de que costumamos dormir um pouco mais tarde, nada diferente ou mágico acontece no primeiro de Janeiro que justifique o comportamento supersticioso do dia 31, mas quem disse que a vida tem que ser racional?

Assim, faço coro as inúmeras vozes de fim de ano na manifestação de meus votos. Após muito refletir cheguei à conclusão de que tudo aquilo que espero para o ano novo pode ser resumido em um único pensamento, um único desejo que, por sinal, é bastante sensato: que nossos governantes sejam acometidos de uma febre pragmática e que decretem, logo no início do ano, ponto facultativo para todo 2014! Na boa, acho que meu pedido tem mais fundamento do que os pulinhos nas ondas, a cor da roupa ou a semente da uva. Vejamos…

Pode até ser cliché, mas a esta altura do campeonato ninguém mais tem duvida de que o ano só inicia após o carnaval, que no próximo ano cai na primeira semana de Março. Até lá teremos as inúmeras festas, lavagens e ensaios que esticam o verão e as férias um pouquinho mais. Se bem que juízes e deputados não precisam de nada disso já que, além das férias, eles têm os recessos e os intermináveis dias enforcados, mas nada disso importa. O fato é que trabalhar no calor, ninguém merece.

Nem bem o carnaval termina e já é hora de nos prepararmos para o São João, uma festa como nunca antesnahistóriadestepaiz! Este ano a fogueira será acesa na abertura da copa (quinta feira, 12 Junho), será alimentada pelos jogos do Brasil e nas cidades sede (nosso caso) por qualquer jogo meia boca que acontecer. No dia 19 de Junho teremos o feriado de corpus christi e logo depois nossa festa cívica maior, o 2 de Julho. Se o Brasil avançar até as finais será o paraíso na terra, só faltará falarmos com as feras! As fogueiras e os fogos já estão garantidíssimos para todo o período. A Secretaria de Segurança já reabasteceu o seu estoque de morteiros, que se esgotou na copa das confederações, e está tudo pronto para uma compra emergencial, se for necessário. Tudo para garantir a diversão na festa.

Se sobrevivermos as emoções da copa passaremos para o período eleitoral. Ai sim, é que nada de importante irá acontecer mesmo. Não é possível saber de antemão como essa eleição será enfrentada. Na pátria de chuteiras tudo dependerá dos deuses do futebol. Os que acreditam em teorias conspiratórias dizem que a copa será comprada e que seremos campeões, uma estratégia desenhada para manter o país anestesiado. Mas também tem aqueles que dizem que as nações imperialistas nunca deixarão que o Brasil mostre todo o seu potencial ao mundo, vá lá saber. De qualquer forma, creio que é necessário torcer para que os candidatos não apostem no clima de Brasil e Argentina (nós contra eles) para as eleições.

Passada a eleição (lembrem-se do segundo turno!) já é hora de montar a árvore de Natal e esperar pela conta que Guido, o Elfo, trará. Lembram dele? Aquele que não acertou uma mísera previsão nos últimos sete anos? Não sei porque, mas tenho a impressão de que esta conta será cobrada de vez após as eleições, sem parcelamento. Ou seja, nem terminei de escrever o texto do fim deste ano e já estou às voltas com o texto do ano que vem!!!! Por estas e por outras é que espero que 2014 passe logo para que possamos nos dedicar a trabalhar por um país melhor. É nesse ponto que nossos governante poderiam colaborar, decretando logo ponto facultativo para o ano todo ou antecipando 2015 por decreto, ao melhor estilo Venezuelano. É por isso que quero desejar à todos um Feliz 2015!

Comentários