Luiz Eduardo Romano

Direito

Advogado. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Pós-Graduado em Direito Eleitoral e Pós-Graduando em Direito Constitucional. Vice-presidente da Juventude do União Brasil - Bahia.

No “Mês da Mulher”, uma deputada, pela primeira vez na história, assume a Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia. É ela, presidente Ivana Bastos

O mês de março é marcado pela celebração do “Mês da Mulher”, com enfoque à data 08, dia esse mundialmente festejado como dia internacional das mulheres, originado a partir da luta por melhores condições de vida, de trabalho e igualdade de direitos das pessoas do gênero feminino em relação ao masculino.

Ao gravitarmos este contexto fático-histórico e comemorativo para com a realidade contemporânea da política da Bahia, um relevante – e recente – acontecimento fortalece a importância e o protagonismo das mulheres em meio à democracia, à cidadania e ao Estado de Direito.

Trata-se da ascensão da deputada estadual Ivana Bastos, do PSD, ao cargo de Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, após a determinação, pelo Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, do afastamento definitivo de Adolfo Menezes (PSD) do referido cargo, por entender configurado o terceiro mandato consecutivo, vedado pelo ordenamento.

Eleita, no último pleito eleitoral, ocorrido em 2022, como a candidata mais votada ao parlamento baiano, quando obteve expressivos 118.417 votos, fato que levou ao quarto mandato seguido enquanto parlamentar, a deputada Ivana, filha do ex-legislador estadual Fernando Bastos e de Marília Bastos, tornou-se a primeira mulher a presidir, em 190 anos de existência, a Assembleia Legislativa.

De acordo com declarações recentes da nova presidente à imprensa, chancelada por grande parte de seus pares, restou por ela afirmado que dentre as suas prioridades à frente da condução da Casa de Leis está em fortalecer as comissões legislativas e expandir debates sobre os temas sugeridos e os projetos de lei apresentados pelos deputados.

Independentemente de bandeira política ou diretriz ideológica, cabe aos organismos políticos baianos, bem como a sociedade civil organizada, torcer para que o biênio da nova presidente, iniciado em um momento histórico para a política da Bahia, durante as comemorações do “Mês da Mulher”, seja exitoso e produtivo, a fim de atender aos anseios e clamores do nosso povo.

À ela, primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, nossos préstimos de muito sucesso e felicitações.

Comentários