23 de agosto de 2009 | 09:01

Articulação de Esquerda do PT critica PMDB e pede união para reeleger Wagner

Por Eric Luis Carvalho

A Articulação de Esquerda, tendência interna do PT que tem entre seus quadros o deputado estadual Yulo Oiticica, divulgou hoje nota onde conclama a militância a construir a reeleição do governador Jaques Wagner e proporcionar uma grande votação para a ministra Dilma Roussef (Casa Civil), candidata do PT à Presidência da República e critica o PMDB, do ministro Geddel Vieira Lima, recém saído da base do governo.

Segundo o documento, a ampla aliança formada em 2006 com a intenção de derrotar o carlismo e inaugurar uma nova era na política baiana nunca escondeu as contradições e os distintos interesses políticos que se apresentavam. Na nota, a AE sobe o tom e ataca o PMDB, ao qual se refere como “partido responsável pelo constante tensionamento e, por vezes, de oposição” ao projeto eleito em 2006.

“Ficou nítido que o principal interesse do PMDB era forjar um tipo de liderança – que nos lembra, inclusive, um modelo já superado – associado à tentativa de resgatar o programa derrotado em 2006 e ressucitar a política conservadora representada, historicamente, pelo PFL, hoje DEM”, diz a nota, que não é assinada por nenhum membro da Articulação de Esquerda.

O manifesto pede aos correligionários que se discuta qual deverá ser o papel do partido na disputa pela hegemonia política na sociedade, além da necessidade de estreitamento de relações com outros partidos da base do governo e de uma definição sobre o tipo de relação que será mantido naquelas cidades onde PT e PMDB caminham juntos nas administrações municipais.

Comentários