Foto: Divulgação/Arquivo
Ato de filiação de João de Deus aconteceu no último sábado (23) 26 de março de 2024 | 13:46

Vereador que apoiou Bolsonaro se filia ao PT e vira pré-candidato do partido à Prefeitura de Itapetinga com aval de líder do governo Jerônimo

exclusivas

O PT tem um novo pré-candidato a prefeito de Itapetinga, no sudoeste do Estado. Trata-se do presidente da Câmara Municipal, vereador João de Deus, que trocou o MDB pelo ninho petista com as bençãos do líder do governo Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia Legislativa, o deputado Rosemberg Pinto (PT). O detalhe é que o edil, até então, era conhecido por ser apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).

O ato de filiação de João de Deus aconteceu no último sábado (23) e contou com a presença, além de Rosemberg, deputado estadual da base de Jerônimo mais bem votado no município, de lideranças locais do PSD, do PCdoB e do Podemos. O deputado federal Antônio Brito (PSD), que participaria do evento, alegou que não conseguiu voo para chegar a Itapetinga.

Há um entendimento para que o candidato de Jerônimo no município seja escolhido entre João de Deus e a pré-candidata do PSD, Cida Moura, que chegou a ser anunciada por Rosemberg como postulante pelo PT, mas as negociações não avançaram em meio a disputas locais no grupo do governador na cidade.

Nas redes sociais, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) publicou um vídeo de João de Deus, que também rompeu com o prefeito emedebista Rodrigo Hagge, pedindo voto para ACM Neto em 2022. Além disso, Geddel postou uma imagem com o nome do vereador como administrador de um grupo bolsonarista no WhatsApp.

“O PT e o deputado Rosemberg costumam dizer que não haveria coerência em apoiar o candidato indicado por Rodrigo Hagge porque o prefeito apoiou ACM Neto em 2022 e não esteve com Jerônimo. Questões da política local. Mas qual é a lógica agora? Qual é o argumento? Não seria mais interessante para o governo tentar atrair para a base do Executivo o sucessor de Rodrigo, por meio do MDB? Enfim, fica a reflexão!”, disse Geddel ao Política Livre.

Rodrigo Hagge escolheu como candidato à sucessão o médico veterinário Eduardo Hagge (MDB), de quem é sobrinho. Rosemberg já descartou a possibilidade de apoiar o emedebista.

Política Livre
Comentários