Foto: Divulgação
O ex-deputado Marcell Moraes fez acusações contra a irmã 02 de abril de 2024 | 12:23

Marcell Moraes acusa irmã de favorecer ONG com contrato de R$ 4,3 milhões para tratar de animais

exclusivas

O ex-vereador de Salvador e ex-deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) acusou a irmã e titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar Animal (Secis), Marelle Moraes (União), que é vereadora licenciada, de favorecer uma ONG contratada, com dispensa de chamamento público, para a execução de serviço de resgate e abrigo temporário de animais de pequeno porte.

Segundo extrato publicado no Diário Oficial de Salvador, a Secis contratou, por R$ 4,3 milhões, a entidade Associação Doce Lar para atender gatos e cães em situação de rua, oferecendo alimentação, abrigo, serviços médicos veterinários e aplicação de remédios, vacinas, dentre outros serviços. O prazo do contrato é de 24 meses.

“Com tanta ONG em Salvador que cuida dos animais, só uma foi contemplada com esse valor todo? E logo uma entidade ligada à Marcelle, como todo mundo sabe? A própria dona dessa ONG pede voto para a secretária. Tenho certeza que o prefeito Bruno Reis (União), com a honestidade e integridade que sempre demonstrou até aqui, não vai permitir que isso prospere e nem sabia de nada disso”, disse Marcell a este Política Livre.

“Eu avisei na sexta-feira passada que isso ia acontecer. Agora entrarei com uma ação no Ministério Público da Bahia. É a última farra da secretária”, acrescentou o ex-deputado, que também acusa a irmã de tirar proveito eleitoral do Hospital Público Veterinário inaugurado pela Prefeitura, por meio da Secis, no último dia 25. “Ela fica lá no hospital atendendo apenas ao povo dela”.

Os irmãos Moraes, que romperam há mais de um ano, estão em pé de guerra por conta do processo eleitoral. Enquanto Marcelle deixa a Secis esta semana para retomar o mandato e concorrer à reeleição, Marcell vai apoiar a candidatura a vereadora de Carol dos Animais (PSDB). Já há, inclusive, um mandato de restrição obtido pela secretária contra o irmão, o que não impediu o ex-vereador de comparecer à inauguração do Hospital Público Veterinário.

A vereadora licenciada de Salvador e titular da pasta municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis), Marcelle Moraes, esclarece que em outubro do ano passado foi deflagrado um processo de credenciamento de entidades sem fins lucrativos para acolhimento de animais de rua através de Chamamento Público, com todas as etapas devidamente publicadas em Diário Oficial.

A única entidade inscrita no certame e credenciada foi a ONG Doce Lar e, após esta etapa, foi elaborado plano de trabalho entre as partes (município e entidade). A assistência inédita findará com anos de abandono e maus-tratos dos cerca de 300 gatos da Colônia de Piatã que, em sua maioria, possuem algum tipo de agravo. Pela primeira vez esses animais passarão a receber cuidados clínicos, terão acesso a medicamentos, castração, vacinação e alimentação devida.

Para acolher os felinos, a Doce Lar teve de investir em reformas e contratação de profissionais. O valor definido em Chamamento Público será empenhado para execução em 24 meses de todos os itens elencados no parágrafo anterior, bem como na manutenção e higienização do local.

Política Livre
Comentários