Foto: Política Livre/Arquivo
Deputado Mário Negromonte Júnior 11 de abril de 2024 | 16:51

PP se equilibra entre alianças com a base de Jerônimo e o grupo de ACM Neto nas articulações para as eleições municipais

exclusivas

O PP da Bahia, que anunciou nesta quarta-feira (10) o apoio à pré-candidatura do deputado federal Zé Neto (PT) a prefeito de Feira de Santana, conforme antecipado pela coluna Radar do Poder, tem se equilibrado nas articulações para as eleições municipais entre caminhar ao lado da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e se alinhar ao grupo liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).

Conforme levantamento feito pelo Política Livre, dos 15 maiores municípios do Estado, o PP já definiu que apoiará pré-candidatos aliados de Jerônimo em quatro. Em outros quatro, decidiu por lideranças ligadas a ACM Neto. Nos demais, os pepistas terão candidatura própria ou há indefinições.

Além de Feira de Santana, o PP marchará com aliados de Jerônimo em Porto Seguro, com a pré-candidatura da deputada estadual e ex-prefeita Cláudia Oliveira (PSD); em Alagoinhas, com Gustavo Carmo (PSD); e em Eunápolis, com o ex-prefeito Robério Oliveira (PSD).

O partido presidido pelo deputado federal Mário Negromonte Júnior apoiará pré-candidatos da oposição ao governo do Estado em Salvador, ao lado do prefeito Bruno Reis (União); em Vitória da Conquista, com a prefeita Sheila Lemos (União); em Camaçari, com o vereador Flávio Matos (União); e em Lauro de Freitas, com a vereadora Débora Régis (União).

Em Juazeiro, quinto maior município da Bahia, o PP cogita lançar candidatura própria. Caso contrário, deve apoiar a reeleição da prefeita Suzana Ramos (PSDB), que é do grupo da oposição. A legenda também pretende encabeçar a majoritária em Itabuna, Simões Filho, Ilhéus, Barreiras, Jequié e Teixeira de Freitas.

Jequié, onde o prefeito Zé Cocá (PP) aparece como favorito à reeleição, é uma das principais apostas eleitorais do partido para 2024. Ele é visto pelo PT estadual como adversário, embora tenha o apoio de parte dos petistas do município. Em Barreiras, o PP aposta em Danilo Henrique, que busca adotar um discurso de independência.

“Mantivemos o partido aberto, sem ferrolho ou fechadura, para dialogar com todos os grupos políticos da Bahia. Levamos em conta, para definirmos posições eleitorais, o melhor caminho para a população, para as nossas lideranças e o partido como um todo. Também levamos em conta o potencial de vitória e a opinião dos nossos deputados”, afirmou Mário Negromonte Júnior ao site.

Ele explicou que o PP dividiu os municípios entre coordenadores eleitorais, que são os deputados e lideranças mais fortes do partido. Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, por exemplo, ficaram sob a batuta do secretário de Governo da Prefeitura da capital, Cacá Leão, enquanto o deputado estadual Niltinho e o próprio Mário Júnior assumiram esse papel em Vitória da Conquista e Feira de Santana, .

“Claro que discutimos tudo de forma conjunta na Executiva, mas há esses coordenadores, que têm representatividade eleitoral nos referidos municípios. Como assumi esse papel em Feira, estarei domingo (14) no lançamento da pré-candidatura de Zé Neto, cujo apoio era unânime por parte das nossas lideranças do município, onde temos sete vereadores e o comando da Câmara Municipal. Antes, tentamos construir uma candidatura própria em Feira, mas isso não avançou’, disse Mário Júnior.

O PP municipal, presidio pelo empresário Yuri Guimarães, chegou a convidar o radialista Dilton Coutinho para ser candidato a prefeito, mas sem sucesso. Mário Júnior garantiu que o fato de subir no mesmo palanque de Jerônimo, que também vai ao lançamento da pré-candidatura de Zé Neto, numa casa de eventos no Centro de Feira, a partir das 9h de domingo, não significa que o PP aderiu oficialmente à base do governador. “Estamos tratando de 2024, e não de 2026. Não vamos antecipar esse debate”.

Política Livre
Comentários