20 abril 2025
Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, vai ganhar uma nova unidade da Unicorp, a Universidade Corporatitva do Tribunal de Justiça da Bahia. A inauguração do polo descentralizado, o primeiro da atual gestão, será realizada em 24 de maio, com uma programação acadêmica.
O fórum da comarca terá um espaço específico para a Unicorp-tjba, marcando a expansão dos serviços, com um segundo centro de ensino e de produção de conhecimento. O primeiro polo foi inaugurado em Ilhéus, em novembro do ano passado.
“É um grande passo. Vamos interiorizar as ações com atividades presenciais, beneficiando o magistrado e o servidor das comarcas, o que irá resultar em uma melhor prestação jurisdicional”, diz o diretor-geral da Unicorp, desembargador Jatahy Júnior.
A unidade será viabilizada a partir de uma parceria entre o TJBA e o Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira (UNIFAAHF), com a interveniência da Unicorp.
O termo prevê a “cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural e o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências entre os partícipes, visando à formação, aperfeiçoamento e especialização técnica do quadro de pessoal, bem como ao desenvolvimento institucional mediante a implementação de ações programas, projetos e atividades complementares de interesse comum dos partícipes”.
A inauguração será às 9 horas, no fórum. Em seguida, às 10 horas, a UNIFAAHF recebe o Seminário de Direito, Tecnologia e Segurança Jurídica, primeiro evento do novo polo.
O desembargador Cássio Miranda fará a abertura com a palestra “Breve História do nosso Tribunal frente às Inovações Tecnológicas. Em seguida, o juiz Carlos Eduardo Camillo, trata do tema “Provas Digitais”. Encerrando o evento, os delegatários Karoline Cabral, Iuri Lemos, Vinícius Almeida e Greg Valadares abordam o “Registro de Imóveis Eletrônico: Segurança Jurídica, Tecnologia e Eficiência”. As inscrições seguem abertas até 22 de maio pelo site da Unicorp (unicorp.tjba.jus.br).
“Uma honra para nós receber o polo da Unicorp. É um grande reconhecimento para a região”, diz a juíza Renata Firme, titular da 2ª Vara Cível Luís Eduardo Magalhães e coordenadora-adjunta da Unicorp-tjba.