25 novembro 2024
O Avante deve receber, até as eleições de 2026, ao menos três deputados estaduais. O anúncio foi feito pelo deputado federal Neto Carletto, que vai se filiar nas próximas semanas ao partido após ter autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar o PP.
“O Avante elegeu um deputado estadual (Patrick Lopez) e um federal, que foi Pastor Isidório. Estamos aguardando abrir a janela partidária, mas existem pré-conversas com vários estaduais de mandato. No meu caso, o TSE já homologou a minha desfiliação. Em breve estarei procedendo a minha filiação ao Avante”, disse o parlamentar, que participou hoje do encontro de prefeitos eleitos da legenda, realizado em um hotel de Salvador.
Neto Carletto obteve a liberação para deixar o PP do presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI). Ele é sobrinho do ex-deputado Ronaldo Carletto, que comanda o Avante na Bahia. Sobre os deputados estaduais, o parlamentar confirmou conversas para atrair Felipe Duarte (PP), Vitor Azevedo (PL), Niltinho (PP) e Soane Galvão (PSB), que participaram do encontro de hoje.
Vitor, inclusive, está ameaçado de expulsão pelo presidente do PL baiano, João Roma. As conversas, no entanto, estariam mais adiantadas com Felipe, que confirmou ao site o desejo de ir para a sigla de Carletto, e com Soane Galvão.
“Também existe a possibilidade de deputados federais entrarem no Avante, assim como pré-candidatos em potencial que querem ingressar no partido. Nossa meta é fazer uma bancada forte na Câmara Federal, com muitos baianos, e na Assembleia Legislativa”, ressaltou Neto Carletto.
O deputado afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que participou do encontro com prefeitos eleitos pelo Avante, tem o intuito de fortalecer a legenda, inclusive por meio da reforma administrativa. O parlamentar explicou que aguarda o chefe do Executivo estadual sinalizar quais serão os espaços da sigla para que as indicações ocorram.
Neto Carletto garantiu, ainda, que, se depender do partido, o ex-deputado estadual Tum será mantido na Secretaria de Agricultura (Seagri). O secretário é ligado ao deputado federal Pastor Sargento Isidório, que era o presidente do Avante antes de Ronaldo Carletto assumir o posto.
Política Livre