5 setembro 2025
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) emitiu uma nota alertando a população sobre um golpe envolvendo falsas promessas de contratação e solicitação de transferências via Pix. A denúncia foi feita nesta segunda-feira (7) por uma pessoa que acreditava estar participando de um processo seletivo da Casa Legislativa.
De acordo com a Assembleia, a vítima relatou ter enviado documentos pessoais por meio do aplicativo WhatsApp a um suposto recrutador. Após o envio, foi solicitada a realização de um pagamento via Pix, sob a justificativa de cobrir taxas administrativas relacionadas ao processo de seleção.
“Em nenhuma hipótese a Assembleia solicita transferências via Pix ou qualquer outro meio bancário durante os processos de contratação de pessoal”, afirmou a Assembleia em nota divulgada nesta segunda.
Ainda segundo a Assembleia, após perceber que a contratação não avançava, a vítima procurou a Casa legislativa em busca de esclarecimentos. Durante o atendimento, foi confirmado que não havia qualquer processo seletivo envolvendo a pessoa em questão, configurando assim um golpe.
“Caso seja contatado(a) por alguém que supostamente represente a instituição e solicite pagamentos, desconsidere e denuncie a situação às autoridades competentes”, diz o texto.
“A Assembleia Legislativa permanece à disposição da sociedade para quaisquer esclarecimentos”, conclui a nota.