Foto: Divulgação
O vereador de Camaçari Kaique Ara foi eleito presidente municipal do PT no domingo (6) 07 de julho de 2025 | 16:45

Em chapa única, Kaique Ara é eleito presidente do PT em Camaçari

exclusivas

O líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Camaçari, Kaique Ara, será o novo presidente da sigla na cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador. Eleito no domingo (6), em chapa única, durante o Processo de Eleições Diretas (PED), o edil concedeu uma entrevista exclusiva a este Política Livre e falou da responsabilidade em assumir mais este desafio.

“O nosso principal desafio nesse momento é reoxigenar o nosso partido, alinhar a nossa expectativa com as bases, com os movimentos sociais, os movimentos sindicais, os movimentos de juventude, LGBT, de mulheres”, afirmou o militante.

Com 3.081 votos, o vereadoe se tornou o dirigente mais votado da história do partido no município, consolidando sua liderança interna e o apoio da militância. Após a divulgação oficial do resultado, Kaique Ara celebrou em suas redes sociais: “Momento histórico para a nossa cidade. Presidente mais votado da história do PT Camaçari!”, afirmou o petista.

Vereador em primeiro mandato, Kaique se consolidou como candidato único à presidência da sigla na cidade após a presidente do diretório municipal, professora Jaqueline Andrade, desistir de concorrer à reeleição dois meses antes do pleito e declarar apoio ao parlamentar.

Na entrevista, ele falou sobre desafios e responsabilidades frente à presidência do PT, movimentação para eleições 2026 e conciliação da função com o mandato no legislativo camaçariense.

Quais serão seus principais desafios e responsabilidades na presidência da sigla?

Bom, os desafios da presidência do PT são grandes, né? E uma das principais cidades que nós governamos na Bahia, é Camaçari, tem uma importância singular, não só para o Brasil, mas para o mundo, devido às grandes empresas que estão aqui, que são empresas estrangeiras, e nós somos um vetor econômico de crescimento pujante para a Bahia e para o Brasil, também com a chegada da BYD. Então, os desafios do PT é organizar a sociedade, levando em consideração que assumimos recentemente o governo municipal, reintegrar as pessoas dos direitos sociais que foram retirados nos últimos anos, principalmente os direitos que são fundamentais para a vida dinâmica das pessoas. Os direitos sociais, de saúde, de transporte público, é uma agenda extensa. Assumimos a cidade numa situação muito delicada, estamos fazendo o processo de organização da gestão pública, através do governo, do prefeito Caetano, da nossa bancada de vereadores, mas o partido precisa ter um olhar ainda mais profundo, principalmente com os movimentos sociais, com a organização das associações comunitárias, da relação com os sindicatos, com os movimentos sociais como um todo. Então, para nós é fundamental que tenhamos esse olhar e os desafios do PT passam por isso, passam por ter um diálogo e uma construção sólida com o povo e com as pessoas que mais precisam.

Como será a movimentação do partido sob sua direção para as eleições 2026?

Kaique Ara – Não tenho dúvida também que as movimentações de 26 passam pela estratégia interna. Em 2022, eu pude coordenar a campanha do presidente Lula aqui em Camaçari e consolidamos mais de 100 mil votos para o presidente Lula. Camaçari tradicionalmente é uma cidade que tende a votar na esquerda nacionalmente e isso é algo muito interessante por sermos uma cidade de trabalhadores. E aqui nós também temos uma responsabilidade grande na reeleição do presidente Lula e do nosso governador Jerônimo. Então, hoje Camaçari conta com a deputada federal que tem um mandato firme em Brasília, que traz a pauta do trabalhador para o centro do debate. E penso que o nosso diretório, a nossa executiva, tem esse compromisso na recondução dessas figuras, da recondução do presidente Lula, do governador Jerônimo, na reeleição da deputada Ivoneide, e também de um deputado estadual da nossa cidade. Até porque Camaçari sempre teve deputados estaduais que moram na cidade, e acho que é fundamental que nós tenhamos agora um novo ciclo político que eleja um deputado estadual de Camaçari, para poder termos uma voz ativa na Assembleia Legislativa. Então, as movimentações de 26 passam por essa estratégia e, sem dúvida, a nossa direção vai ser empenhada em consolidar essas vitórias

Como será para conciliar a função de presidente municipal do PT com seu mandato de vereador?

Conciliar a função de presidente do PT e vereador não é algo impossível. Isso já aconteceu antes, nós já tivemos outros presidentes do partido que foram vereadores, foram parlamentares na nossa cidade. Eu, enquanto vereador, atualmente tenho uma vida ativa no partido, sempre participei dos processos de organização interna do nosso partido, então, para mim, não é algo diferente, não é algo que muda drasticamente. Porque não são tarefas que eu já não faça no meu dia a dia. Então, eu tenho muita compreensão do que é o parlamento, da minha posição enquanto vereador, mas sei da necessidade, sei das condições que nós precisamos ter para assumir a presidência do PT, dando qualidade, dando atenção à militância e tendo um posicionamento de militante e também um posicionamento de dirigente para o partido. O partido tem mais de 6.500 filiados, então receber essa militância, dialogar com essa militância, articular com outros partidos políticos, articular com outras forças políticas, é importante, e nós sabemos que isso demanda tempo, demanda esforços, e eu tenho também uma equipe, além de uma direção partidária, além de uma executiva que vai estar junto comigo fazendo essas movimentações acontecerem da melhor forma.

Reinaldo Oliveira/Política Livre
Comentários