27 dezembro 2024
Secretária de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Lorena Brandão, que também é professora e tem como maior bandeira na política a Educação, defendeu o retorno das aulas presenciais na capital baiana, conforme protocolo apresentado pela Prefeitura.
Para Lorena, é tempo de “preservarmos a sanidade mental de nossas crianças e adolescentes”. “Chegou a hora. Foi um ano difícil para todos, de conhecimento da doença e de medidas que evitem a propagação dela. Mas precisamos cuidar também da sanidade mental de nossas crianças e adolescentes, precisamos nos atentar também pelos índices de evasão escolar, exploração sexual e outras violências, além do nível de desigualdade em Salvador, como apresentou o protocolo do poder Executivo”, disse a secretária.
Com a decisão judicial, algumas escolas privadas já comunicaram aos pais o retorno das aulas presenciais. Outras já reiniciaram as atividades nesta segunda-feira (15) de forma híbrida e facultativa, obedecendo protocolos sanitários apresentados no Plano de Retomada das Atividades da Prefeitura de Salvador.
“Precisamos também prestigiar o educador, os trabalhadores de educação, pois eles são educadores e têm potenciais e competências para cumprir os protocolos e cuidar da saúde dos estudantes e deles próprios”, reitera Lorena, que pede também aos país atenção aos sintomas da COVID-19. “Pedimos aos responsáveis que sempre se atentem se a criança está febril, doente e com outros sintomas do Coronavírus. Vale ressaltar também a importância de explicar aos nossos filhos, já dentro de casa, a importância de usar a máscara, de manter o distanciamento do coleguinha e de sempre higienizar as mãos”, completou.