23 novembro 2024
A deputada federal Lídice da Mata (PSB) e o secretário municipal de Saúde, Léo Prates (DEM) se reuniram, nesta quarta-feira (24), para discutirem a possibilidade de destinação de emendas individuais e da bancada baiana para Salvador. O encontro, solicitado pelo democrata, aconteceu no escritório político da parlamentar na capital baiana.
Durante a reunião, Lídice, que foi relatora do Mais Médicos no Senado, também destacou a importância do programa para Salvador e criticou os cortes do governo federal. “A cidade tinha 149 profissionais no início do Mais Médicos e hoje são apenas 89. É preciso que o ministro da Saúde reveja isso”, afirmou. Na última segunda-feira (22), o ministro Luiz Henrique Mandetta anunciou que médicos brasileiros formados no exterior devem preencher vagas de um novo programa de alocação de profissionais antes de médicos estrangeiros, além de reafirmar que médicos cubanos que optaram por ficar no Brasil, após o fim do programa Mais Médicos, devem ter seus diplomas revalidados.
Como presidente da Comissão de Assuntos da Pessoa Idosa (Cidoso) na Câmara dos Deputados, Lídice também abordou uma tema que considera muito relevante que é o atendimento nas casas de acolhimento e as necessidades de sua regularização e melhorias. O secretário Léo Prates se colocou à disposição para a discussão dos assuntos relacionados à saúde e disse que possui um bom diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e também com outros parlamentares da base do governador Rui Costa (PT).