16 janeiro 2025
A bancada da Bahia na Câmara dos Deputados, liderada pela deputada federal Lídice da Mata (PSB), teve uma semana movimentada em Brasília, acompanhando audiências agendadas com os ministros da Saúde e da Educação para resolver questões das duas pastas relacionadas ao Estado.
No Ministério da Saúde, os parlamentares acompanharam os donos dos hospitais particulares que estão reivindicando o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde e dos convênios, redução da carga tributária e financiamentos específicos para o setor de saúde suplementar.
O ministro José Gomes Temporão foi claro com os parlamentares e com os empresários do setor de saúde suplementar: reajuste da tabela do SUS sem aumento de receita do Ministério é impossível. Temporão ainda mostrou aos parlamentares como o Sistema Único de Saúde enfrenta o sub-financiamento que prejudica as camadas mais carentes da população, mas se comprometeu a contribuir com a luta dos hospitais baianos, buscando apoio junto à Caixa Econômica Federal e ao BNDES para a criação de linhas de financiamento específicas para o setor.
No Ministério da Educação, os deputados e senadores acompanharam os reitores e o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto. A coordenadora da bancada, deputada Lídice da Mata, apresentou as reivindicações, em especial, a de expansão da UFRB para a cidade de Santo Amaro e a criação de uma unidade de ensino superior que consiga atender o sul e o extremo-sul do estado.
O ministro Fernando Haddad (Educação), disse que será possível atender até o 2º semestre de 2010 a reivindicação de implantar uma unidade da UFRB na cidade de Santo Amaro. Em parceria com o governo do estado, que vai ceder o prédio, o MEC vai garantir os recursos necessários para o funcionamento da unidade.
Avaliando a movimentação da bancada, a deputada Lidice da Mata, considerou os encontros produtivos. Segundo ela, a bancada da Bahia, atuando de forma conjunta, foi fundamental para os avanços obtidos e acrescentou: “A mobilização de deputados e senadores tem promovido importantes conquistas para o povo baiano”.