22 de março de 2011 | 10:40

EXCLUSIVO: Geraldo Simões pode procurar PMDB em Itabuna em busca de apoio para mulher em 2012

Geraldo Simões

O grupo do deputado federal Geraldo Simões (PT) pode tomar a iniciativa nos próximos dias de conversar com o PMDB de Itabuna de olho na sucessão do atual prefeito, Capitão Azevedo, do DEM. Apesar do distanciamento com relação ao comando do partido na Bahia, exercido pelos irmãos Vieira Lima (o deputado federal Lúcio e o ex-ministro Geddel), desde o primeiro mandato do governador Jaques Wagner, Simões tem boa relação com o presidente peemedebista no município, o ex-deputado Renato Costa.

Costa teve o apoio do grupo do petista para prefeito da cidade em 1996 e manteria com ele diálogo político. De acordo com uma liderança ligada ao deputado federal na cidade, a aproximação com o partido dos Vieira Lima não seria problemática porque, apesar de fazer oposição ao governo estadual, o PMDB continua sendo o segundo mais importante partido da base de apoio da presidente Dilma Rousseff (PT) no Congresso.

Embora, segundo o mesmo quadro, Simões evite falar abertamente sobre o tema, tudo indica que o grupo deve relançar a candidatura da mulher do parlamentar à próxima sucessão municipal. Jussara Feitosa, que lançou-se na política depois de projetar-se como secretária municipal na gestão do marido na Prefeitura, ficou em segundo lugar na disputa com Capitão Azevedo em 2008 e, desde lá, segundo amigos, não parou de trabalhar politicamente um minuto.

Pesquisas em posse do PT local indicariam que ela anda ainda melhor na fita desde a sucessão passada, num cenário de desgaste visível da atual administração. A amigos, Simões confirma que não pensa em voltar à Prefeitura por considerar que a representação política da região já é muito pequena no Congresso. Seu discurso é de que, com a eleição da mulher, ele poderia fazer com ela uma “dobradinha” em Brasília na qual o município seria imensamente beneficiado.

Comentários