ACM Neto reuniu equipe durante a manhã no Palácio Thomé de Sousa 10 de outubro de 2013 | 13:51

Prefeito anuncia ações emergenciais para a chuva

salvador

Em função da quantidade recorde de chuva registrada nas últimas 24 horas em Salvador, a Prefeitura adotou uma série de ações emergenciais pra garantir o funcionamento da cidade. As medidas foram anunciadas na manhã desta quinta-feira (10) pelo prefeito ACM Neto, em coletiva na sede da Defesa Civil (Codesal), incluem serviços de limpeza, microdrenagem, poda e retirada de árvores, ordenamento de trânsito, atendimento a famílias desalojadas ou desabrigadas, deslizamento de terra e alagamento de áreas. Além disso, o prefeito anunciou a abertura de licitação para obras de contenção da encosta de Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), orçada em R$ 2,1 milhões.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 140 milímetros nas últimas 24 horas. É o maior índice registrado neste período do ano desde 2005 e bem superior as 114,9 mm de outubro de 2012. Acompanhado dos dirigentes dos órgãos relacionados dos problemas decorrentes da chuva, com os quais se reuniu antes da coletiva, ACM Neto garantiu que todos os esforços estão sendo adotados para minimizar os transtornos à população.

“Desde ontem, os órgãos da Prefeitura estão em sinal de alerta e trabalhando durante as 24 horas para atender as demandas referentes à chuva”, disse o prefeito. Sobre a interdição das suas pistas da Avenida Contorno, ACM Neto explicou que a medida tem efeito preventivo. “Um estudo realizado em parceria cm a Universidade Federal da Bahia determinou que, para evitar riscos, as vias próximas ao local onde houve deslizamento de terra devem ser interditadas quando os níveis de chuva superarem os 15 mm, o que ocorreu nas últimas horas”, revelou. O prefeito ressaltou que, com a obra na encosta, o problema terá uma solução definitiva.

Comentários