Foto: Arquivo/Secom
JH também era o favorito em 2006, mas preferiu ficar na Prefeitura 10 de dezembro de 2013 | 10:01

Situação de Neto para 2014 é a mesma de JH em 2006

exclusivas

A situação do prefeito ACM Neto com relação às eleições de 2014 é, guardadas as proporções, muito parecida com a do então prefeito João Henrique (PSL), em 2006. Naquele momento, recém-eleito prefeito da capital contra o grupo então governista do senador ACM, João Henrique aparecia disparado nas pesquisas de intenção de voto ao governo, enquanto o na época deputado federal petista Jaques Wagner apenas claudicava.

João era a novidade que havia conseguido vencer o carlismo em Salvador, com cuja população estava em lua de mel. O medo do risco de renunciar ao mandato como prefeito e perder as eleições para o governo o fez recuar no interesse de disputar as eleições contra o então governador Paulo Souto, apesar dos estímulos que recebia principalmente do seu círculo mais íntimo, interessado em conquistar mais poder.

Consta que, de posse dos números que o separavam absurdamente do prefeito, Wagner chegou a consultar João Henrique sobre seu interesse na eleição a fim de “generosamente” abrir mão da disputa para apoiá-lo. João Henrique vacilou, a campanha prosseguiu e, provando que o campo estava aberto para um nome da oposição, qualquer que fosse ele, Wagner continuou na corrida e venceu a eleição ao governo.

Raul Monteiro
Comentários