Foto: ASCOM/PSOL
Marcos Mendes é candidato ao Governo do Estado pelo PSOL 07 de agosto de 2014 | 19:45

Marcos Mendes debate mobilidade urbana de Cajazeiras

salvador

Mobilidade Urbana de Cajazeiras e região Suburbana foi o assunto debatido pelo candidato ao Governo do Estado do PSOL, Marcos Mendes, em entrevista na manhã desta quinta-feira(07 de agosto), à Rádio Cajazeiras Notícias, apresentado por Adauto Miranda e Hugo Sonorius. Mendes apontou que o metrô inaugurado em 11 de junho pelos Governos Federal e Estadual realiza um percurso que compreende apenas o trajeto da Lapa à Rótula do Abacaxi, sendo considerado o mais caro e o menor metrô do mundo, segundo dados do Guinnes Book. De acordo com Marcos Mendes, o Governo havia assumido um compromisso de implementar Veículos Leves Sob Trilhos(VLT), através do PAC da COPA, no trajeto de Lauro de Freitas à Rótula do Abacaxi, o que, infelizmente, não aconteceu. ” Em nenhum momento se pensou em incluir o bairro de Cajazeiras e não teve nenhuma discussão sobre a revitalização do trem da suburbana”, criticou. Marcos Mendes propõe que seja discutido um projeto de instalação de novas carretas de trem na Suburbuna ou uma proposta de VLT destinada à região. Mendes acredita que é impossível conceber um projeto de mobilidade urbana sem incluir áreas populares e de extrema densidade populacional como Cajazeiras, Suburbana e Valéria. O bairro de Cajazeiras é considerado como um dos maiores aglomerados urbanos do Brasil com cerca de 600 mil pessoas. Os setores que compõem o bairro são: Cajazeiras 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11, Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4, Águas Claras, Boca da Mata e Palestina. Cajazeiras começou a surgir em 1977 numa área de três antigas fazendas, quando o então governador Roberto Santos desapropriou as terras pertencentes às fazendas que, desde o século XIX, cultivavam laranja, café, mandioca e cana-de-açúcar. Havia muita área verde oriunda da Mata Atlântica que ainda circunda a região, situada entre a Estrada Velha do Aeroporto e a BR-324.

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