Foto: Divulgação
16 de dezembro de 2014 | 11:09

Detran: Fiscalização e atendimento ao público foram prioridades em 2014

bahia

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) encerra o ano de 2014 com um saldo positivo nas suas atividades. De acordo com o Diretor Geral Maurício Botelho, o órgão investiu fortemente em ações voltadas para a Fiscalização de Veículos a exemplo da Operação Veículo Legal, em parceria com a SEFAZ e demais Órgãos Fiscalizadores de Trânsito, e o Projeto Detran Comunidade cujo objetivo é aproximar o órgão dos bairros mais populosos, promovendo um atendimento de qualidade as comunidades mais carentes.

Ainda segundo Botelho, “uma grande conquista deste ano são os novos pátios destinados a Guarda e custódia de veículos apreendidos. O maior deles situado no bairro de Mussurunga conta com área de 30.000m² e atenderá toda região metropolitana, e ainda foram criados mais dois nas cidades de Itabuna e Feira de Santana”. Enfatiza Maurício Botelho que, “o maior ganho dessas medidas é para a Segurança Pública, porque possibilita que as Polícias possam realizar Blitz nestes locais com a certeza que os veículos encontrados em situação irregular poderão ser custodiados com toda a segurança.

A realização de Leilões dos veículos apreendidos é uma outra grande conquista deste ano, porque possibilita ao Estado recuperar os valores devidos em impostos pelos proprietários e oportuniza as pessoas de baixa renda na aquisição do seu primeiro veículo. Uma grande ação do Órgão no ano, foi a instalação do Detran Comunidade no bairro de Paripe, a população do Subúrbio Ferroviário passou a contar com um posto de atendimento para realizar serviços na área de Habilitação e Veículos sem a necessidade de deslocamento para o centro da cidade, segundo o Maurício Botelho está prevista para 2015 a ampliação do projeto para os bairros de Cajazeiras e Liberdade, desta forma espera-se descentralizar o atendimento proporcionando mais agilidade e conforto para os usuários dos serviços do Detran.

A função social da Escola Pública de Trânsito (EPtran) também foi destaque este ano, além de promover campanhas educativas e cursos de capacitação, este segmento foi responsável em Habilitar cerca de 5 mil novos condutores, pessoas menos favorecidas que tiraram a primeira habilitação totalmente gratuita. Em 2015 a meta é ampliar a capacidade de formação da Escola, bem como a aquisição de novos veículos inclusive motocicletas, para desta forma proporcionar aos jovens carentes capacitação para serem inseridos no mercado de trabalho. Para melhorar a organização e a fluidez no trânsito e com isso garantir maior segurança aos veículos e pedestres, como nos anos anteriores o Detran tem realizado a sinalização de trânsito em diversas cidades do interior.

Comentários