26 julho 2025
A OAB da Bahia manifestou neste domingo (04), por meio de notas emitidas pela Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial e pela Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, o seu repúdio ao ato de racismo sofrido pela secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, durante um baile carnavalesco num resort, ocorrido neste sábado, em Salvador. Confira abaixo a íntegra das notas:
NOTA DE REPÚDIO DA COMISSÃO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
A Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB da Bahia vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao ato de racismo sofrido pela secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, durante um baile carnavalesco num resort em Salvador.
A OAB considera inaceitável o questionamento de identidade étnica, sexual, de gênero, de origem, religiosa, ou de qualquer natureza por meio de atos ofensivos e criminosos, e se solidariza com a secretária Olívia Santana.
A Ordem aproveita a oportunidade para reafirmar o compromisso com a promoção da igualdade racial, a disposição de enfrentar toda e qualquer manifestação de preconceito racial em face da comunidade negra, povos e comunidades tradicionais e todos os grupos sociais historicamente discriminados no território nacional, e manifesta seu apoio a todos que têm sofrido algum tipo de constrangimento ou discriminação racial.
Dandara Pinho
Presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/BA
Selma Ferreira
Membro da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/BA
A Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB da Bahia lembra a todos que, quem for vítima de racismo, injúria racial, racismo institucional ou quaisquer discriminação racial, pode entrar em contato com a CPIR da OAB-BA pelos telefone 71 98764-4604, 71 3329-8901 ou do e-mail igualdaderacial@oab-ba.org.br.
NOTA DE REPÚDIO DA COMISSÃO DE PROTECÃO AOS DIREITOS DA MULHER
A Comissão de Protecão aos Direitos da Mulher da OAB da Bahia vem a público prestar apoio e solidariedade à secretária estadual de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte, Olívia Santana, que foi vítima de atos discriminatórios, racistas, de preconceito ideológico e social, perpetrados por uma participante do evento promovido pelo “Rally do Batom”, em Salvador, neste sábado (03).
Olívia Santana tem atuação destacada na luta contra o racismo e na defesa dos direitos das mulheres. A CPDM repudia qualquer atitude racista e preconceituosa contra mulheres negras e acompanhará os desdobramentos jurídicos que se seguirem sobre o caso.
Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB/BA