Foto: Alex Silva / Estadão
Jair Bolsonaro 02 de agosto de 2018 | 10:15

Bolsonaro tem pico de menções no twitter durante exibição de entrevista

brasil

Desde março, a Scup Social, ferramenta de monitoramento de redes sociais, utiliza o Twitter para identificar a manifestação dos usuários da rede social sobre a intenção de voto nos principais presidenciáveis das eleições de 2018. Desde então, o candidato Jair Bolsonaro, do PSC, e o pré-candidato Lula, do PT, vem sendo os nomes mais comentados. Durante o mês de julho, no entanto, este cenário mudou. Com os holofotes da imprensa sob um dos candidatos mais polêmicos e controversos da história, a manifestação das pessoas nas redes sociais em relação ao Bolsonaro mais do que triplicou. No mês de julho foram mais de 24 mil menções com o seu nome indicando a intenção ou não de voto, contra uma média de 4 mil nos meses anteriores. Para Marina dos Anjos, Gerente de Marketing da Scup, a razão do aumento no número de manifestações sobre o Bolsonaro se dá por conta das polêmicas em que o candidato vem se envolvendo. “Além de opiniões polêmicas sobre qualquer tipo de minorias, Bolsonaro tem enfrentado dificuldades em encontrar um candidato a vice para a sua chapa e corre o risco de ter pouquíssimo tempo de propaganda eleitoral na TV. Situações como essas fazem as pessoas discutir cada vez mais o assunto nas redes sociais, e o Twitter é uma plataforma muito ativa neste sentido”. Só durante a exibição da entrevista do Bolsonaro no Programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura no dia 30 de julho,foram coletados 4.829 tweets com o seu nome. Destes, 67,9% afirmaram não votar no candidato. O resultado foi coletado por meio de menções específicas que indicavam a não intenção de voto, como ‘não votaria em’ ou ‘jamais votaria em’. Realizado desde março, o monitoramento detecta tweets que contém hashtags com o nome do candidato e expressões que indicavam a intenção de voto nele, como “Meu voto é”, “Vou votar em” ou “Jamais votaria”, “Não terá o meu voto”, dentre outras. O processo também identifica expressões positivas ou negativas relacionadas a cada post, que mostram o sentimento do usuário com relação à sua declaração. O monitoramento é baseado em um recorte da opinião dos usuários do twitter e o resultado não expressa a vontade da maioria dos brasileiros.

Comentários