Foto: Divulgação
Éden Valadares 07 de outubro de 2019 | 12:03

Com provável vitória de Éden Valadares, disputa por PT estadual deve terminar sem acordo de revezamento

exclusivas

Após a conturbada eleição para a presidência do PT de Salvador, está cada vez mais difícil a construção de uma chapa única na disputa pelo comando do diretório estadual do partido, como o acordo de revezamento entre Éden Valadares – que tem mais chances de vitória – e Elen Coutinho.

Conforme noticiado pelo Política Livre no início do mês passado, essa até então era a tendência mais provável, considerando que as chapas lideradas por cada um deles provavelmente seriam as mais votadas nos próximos dias 19 e 20. No dia 05 de setembro, Elen Coutinho e Lucinha do MST, também candidata, realizaram ato para anunciar que só haveria acordo para a formação de uma chapa única se esta fosse liderada por uma mulher. O senador Jaques Wagner, que tem Éden como assessor, participou do encontro e deixou aberta a possibilidade de composição.

No entanto, o Política Livre apurou nesta segunda-feira (07) que o grupo do deputado federal Valmir Assunção, representado pela chapa de Lucinha do MST, obteve 16% dos votos nas prévias que ocorreram no mês passado, abriu mão dos dois primeiros anos do mandato e se uniu a Éden, que teve 39%. Em troca, ficará com a tesouraria do partido ao longo dos quatro anos de mandato da nova gestão. Por sua vez, Elen teve 13% e deve ir para o bate-chapa para marcar posição.

Em entrevista à reportagem, Éden afirmou que continua a defender a unidade. “Hoje, temos uma aliança ampla, que envolve as chapas Renova PT e Optei, que une 06 correntes internas do partido, e representa 226 dos 400 delegados eleitos para a Etapa Estadual. Seguiremos dialogando com todos os setores e chapas do partido em busca da unidade, uma unidade fundamentada na renovação e nesse novo momento que o PT da Bahia está vivendo”, pontuou.

Guilherme Reis
Comentários