8 julho 2025
O prefeito ACM Neto anunciou, no início da noite desta sexta-feira (8), que a prefeitura de Salvador vai elaborar um plano diretor específico para a Península Itapagipana. A declaração foi dada ao inaugurar a iluminação cênica na Igreja do Bonfim. “Deleguei tarefa para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano para que seja construído um plano diretor específico para a Cidade Baixa, da Península Itapagipana. Dentre outros, para alavancar o turismo religioso da cidade, a começar por termos a primeira santa baiana, brasileira [Santa Dulce dos Pobres]”.
Em discurso, o democrata criticou as gestões passadas na prefeitura de Salvador, que segundo ele, “vem sendo substituído por um trabalho de grande empenho que toca o coração dos soteropolitanos”. Com a presença do reitor da Basílica, padre Edson Menezes da Silva, Neto também lembrou de seu avô, o ex-senador Antonio Carlos Magalhães – que era fervoroso devoto do Senhor do Bonfim e sempre participava da tradicional Lavagem do Bonfim.
“Eu busco a inspiração do meu querido avô. É impossível estar aos pés da Basílica e não lembrar dele. Completamos hoje um ciclo muito importante que a prefeitura iniciou nesse lugar tão especial: a Colina Sagrada”, ressaltou o presidente nacional do DEM.
Com o investimento total de R$ 480 mil, a nova intimidação conta mais de 250 lâmpadas em LED. A igreja é uma das mais tradicionais da cidade, e integra o Caminho da Fé, que começa nas Obras Sociais de Irmã Dulce e termina na Colina Sagrada, recentemente requalificada pela prefeitura tanto na parte alta quanto baixa.
Boa Viagem
Mais cedo, o prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço para o início das obras de requalificação da orla da Boa Viagem, em solenidade realizada em frente à igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. O trecho requalificado terá 600 metros de extensão, entre o largo e o Forte de Monte Serrat. O investimento será de R$6,8 milhões.
As intervenções irão acontecer em uma única etapa, com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). As obras envolvem mudanças estruturais, com revitalização urbanística e melhorias no acesso à praia, e também implantação de novos equipamentos de esporte e lazaer, além de lixeiras subterrâneas.
Fernanda Chagas e Raiane Veríssimo