Foto: Política Livre
Vilma Reis, socióloga e pré-candidata do PT 05 de dezembro de 2019 | 17:06

Vilma Reis defende candidatura negra e diz que PT chegou ao poder pela luta dos negros

bahia

A ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado e socióloga Vilma Reis afirmou, nesta quinta-feira (5), que o PT ter chegado ao poder é resultado da luta dos negros do partido. A afirmação foi feita durante entrevista ao programa “Política na Mesa” ao comentar sobre o crescimento do desejo da militância em defender que o partido lance uma candidatura negra para disputar a prefeitura de Salvador no próximo ano. Vilma é uma dos seis pré-candidatos do PT à sucessão do prefeito ACM Neto (DEM).

“Quando eu digo que a nova estética política é com as mulheres negras quer dizer: que bom que, pela primeira vez, o nosso povo tem direito a essa fotografia. Não foi por falta de quadros [negros] que nós nunca chegamos a essa atmosfera que criamos em 2019”, pontuou Vilma citando ainda outros possíveis pré-candidatos de partidos da base do governador Rui Costa, como Olívia Santana (PCdoB), Sílvio Humberto (PSB) e Vovô do Ilê (PDT).

Além dela, disputam internamente os deputados federais Valmir Assunção e Jorge Solla, o deputado estadual Robinson Almeida, a vereadora Marta Rodrigues e o ex-ministro Juca Ferreira – que acabou sendo demitido, na semana passada, do cargo de secretário de Cultura de Belo Horizonte (MG) após comunicar ao PT que pretendia disputar a prévia da legenda para concorrer ao Palácio Thomé de Souza.

“A gente vai pra política do convencimento para reduzir essa lista, considerando que todas [pré-candidaturas] são legítimas, mas nós estamos apostando numa virada política importante. Há uma crise de representação, essa cidade precisa se ver no poder”, disse Vilma ao relembrar que Salvador é a cidade que mais possui negros fora da África.

A pré-candidata também citou uma caminhada que fez com terreiros no Engenho Velho de Brotas e foi abordada por uma ialorixá que a reconhece como representante de seu povo. “São essas vozes que nós queremos que o nosso partido escute com muita atenção, toda a esquerda e todas as pessoas que, de forma republicana, tenham uma postura por uma mudança e transformação política em Salvador”, destacou, ressaltando que cabe não só ao governador Rui Costa e ao senador Jaques Wagner definir quem será o nome do PT a disputar a prefeitura, mas todos os filiados ao diretório municipal de Salvador.

Raiane Veríssimo
Comentários